OFICINA DE TÉCNICAS DE ESCRITA PARA TEXTOS MATEMÁTICOS

WORKSHOP ON WRITING TECHNIQUES FOR MATHEMATICAL TEXTS

Autores

  • Ana Maria Santos de Mendonça Universidade Federal de Alagoas
  • Charles C. Silva Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • G. C. Silva Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Palavras-chave:

Extensão. Matemática. Escrita. Aprendizagem Significativa.

Resumo

O Projeto de Extensão Oficina de Técnicas de Escrita para Textos Matemáticos, vinculado à área temática educação, teve como objetivos diminuir o deficit de conhecimento sobre a escrita matemática, trabalhando técnicas de escrita com foco em textos matemáticos, bem como defender a interlocução da linguagem escrita com a linguagem matemática como uma estratégia para o ensino de matemática de modo significativo. O público-alvo foram alunos do primeiro período curso de matemática e alunos da Educação Básica. As abordagens metodológicas usadas foram bibliográfica, com o objetivo de elencar trabalhos sobre o tema; exploratória, com o objetivo de proporcionar mais familiaridade com o problema; e ativa, com o objetivo de enfatizar a participação ativa dos alunos na construção dos conhecimentos tratados na oficina. Após a aplicação das oficinas, foi possível concluir que aos participantes construíram o entendimento de que o desenvolvimento da habilidade escrita e o ensino da matemática aliado à linguagem são práticas pedagógicas importantes para promover a compreensão e o domínio dos conceitos matemáticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Charles C. Silva, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Graduando do Curso de Matemática Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

G. C. Silva, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Graduando do Curso de Matemática Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Referências

ANTUNES, H. S. Ser Aluna, Ser professora: um olhar sobre os ciclos da vida pessoal e profissional. Santa Maria: Ed. Da UFMS, 2011.

BARRETO, Maria de Fátima Teixeira; MOTA, Telma Maria Santos de Faria; VALADÃO, BEATRIZ Teles. Língua materna e matemática: articulações necessárias para letramento nos anos iniciais do ensino fundamental. Polyphonía, v. 28, n. 2, p. 322-338, jul.-dez. 2017.

DUVAL, Raymond. Registros de representação semiótica e funcionamento cognitivo do pensamento. Tradução de Méricles Thadeu Moretti. Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 7, n. 2, p. 266-297, 2012.

FONSECA, João José Saraiva da. Metodologia da Pesquisa Científica. Fortaleza: UECE, 2002

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. O texto e a construção dos sentidos. 9ª Ed. São Paulo: Contexto, 2007.

MORAIS FILHO, Daniel Cordeiro de; Manual de Redação Matemática. 2° Ed. Rio de Janeiro: SBM, 2018.

VALENTE, José Armando. A sala de aula invertida e a possibilidade do ensino personalizado: uma experiência com a graduação em midiologia. In BACICH, Lilian; MORAN, José (Org). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem téorico-prática. Porto Alegre, Penso, e-PUB, 2018. Acesso em 24.07.2023. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/7722229/mod_resource/content/1/Metodologias-Ativas-para-uma-Educacao-Inovadora-Bacich-e-Moran.pdf

Publicado

2024-03-19

Como Citar

Santos de Mendonça, A. M., Silva, C. C., & C. Silva, G. (2024). OFICINA DE TÉCNICAS DE ESCRITA PARA TEXTOS MATEMÁTICOS : WORKSHOP ON WRITING TECHNIQUES FOR MATHEMATICAL TEXTS. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 13(17). Recuperado de https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/16651

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.