RELATO DE EXPERIÊNCIA DA ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO II NO CURSO DE CIENCIAS SOCIAIS

EXPERIENCE REPORT OF EXTENSION CURRICULAR ACTIVITY II IN THE SOCIAL SCIENCES COURSE

Tatyane Tais Nascimento Marques dos Santos

Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Luís Fernando de Oliveira Santos

Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Joyce Miranda Leão Martins

Universidade Federal de Alagoas - UFAL

DOI: https://doi.org/10.28998/rexd.v17.16820

Palavras-chave: Práticas de Extensão; Audiovisual; Desigualdade; Ciência Política; Educação.


Resumo

A Disciplina Práticas de Extensão em Ciências Sociais 2 escolheu utilizar o audiovisual por ser uma ferramenta poderosa para a apresentação de temas importantes como a desigualdade social, a desigualdade de gênero, o machismo, entre outros. Por meio de recursos visuais e sonoros, o audiovisual é capaz de impactar emocionalmente e conscientizar o público de forma eficaz. Ao transmitir mensagens relevantes e promover reflexões, pequenos vídeos, documentários e filmes tornam-se instrumentos de transformação social. Esta iniciativa propõe estabelecer relações dialógicas entre a Universidade Federal de Alagoas e a sociedade. Segundo a Resolução nº 7 de dezoito de dezembro de 2008 a Extensão na educação superior no Brasil consiste na “[...] atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa (p.1). Com a capacidade de atingir e engajar diferentes públicos, a utilização do documentário “Desigualdade mata!", criado por jornalistas de Curitiba-PR e produzido pelo canal Meteoro Brasil e o curta-metragem escolhido é "Purl" da Pixar, aborda diversos temas, como cultura pop, ciência, filosofia e política, e oferece análises críticas de aspectos e eventos importantes no Brasil e internacionalmente. O material foi escolhido com base em critérios metodológicos, buscando uma aproximação com a realidade vivida pelos estudantes. Após a exibição deste conteúdo audiovisual, foram promovidos debates e solicitado aos alunos a elaboração de uma análise crítica dos temas apresentados.

 

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Biografia do Autor

Tatyane Tais Nascimento Marques dos Santos, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Graduanda, Instituto de Ciências Sociais - UFAL

Luís Fernando de Oliveira Santos, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Graduando, Instituto de Ciências Sociais - UFAL

Joyce Miranda Leão Martins, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Doutora em Ciência Política (UFRGS), Pós-doutorado em Ciência Política (PUC/SP), Professora do Instituto de Ciências Sociais - UFAL


Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2018

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GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora, 1989.

LANNERT, Ana Lúcia. Condições de trabalho do professor de Sociologia. Cadernos Cedes, Campinas, vol. 31, n. 85, p. 383-403, set.-dez. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v31n85/05v31n85.pdf&gt> Acesso em: 10 de maio de 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622011000300005

RAWLS, John. Uma Teoria da Justiça. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2016.

TAYLOR, Charles (org). A Política de Reconhecimento. In: ______. Multiculturalismo. Lisboa: Instituto Piaget, 1994.

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