RELATO DE EXPERIÊNCIA DA ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO II NO CURSO DE CIENCIAS SOCIAIS
EXPERIENCE REPORT OF EXTENSION CURRICULAR ACTIVITY II IN THE SOCIAL SCIENCES COURSE
Tatyane Tais Nascimento Marques dos Santos
Universidade Federal de Alagoas - UFAL
Luís Fernando de Oliveira Santos
Universidade Federal de Alagoas - UFAL
Joyce Miranda Leão Martins
Universidade Federal de Alagoas - UFAL
DOI: https://doi.org/10.28998/rexd.v17.16820
Palavras-chave: Práticas de Extensão; Audiovisual; Desigualdade; Ciência Política; Educação.
Resumo
A Disciplina Práticas de Extensão em Ciências Sociais 2 escolheu utilizar o audiovisual por ser uma ferramenta poderosa para a apresentação de temas importantes como a desigualdade social, a desigualdade de gênero, o machismo, entre outros. Por meio de recursos visuais e sonoros, o audiovisual é capaz de impactar emocionalmente e conscientizar o público de forma eficaz. Ao transmitir mensagens relevantes e promover reflexões, pequenos vídeos, documentários e filmes tornam-se instrumentos de transformação social. Esta iniciativa propõe estabelecer relações dialógicas entre a Universidade Federal de Alagoas e a sociedade. Segundo a Resolução nº 7 de dezoito de dezembro de 2008 a Extensão na educação superior no Brasil consiste na “[...] atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa (p.1). Com a capacidade de atingir e engajar diferentes públicos, a utilização do documentário “Desigualdade mata!", criado por jornalistas de Curitiba-PR e produzido pelo canal Meteoro Brasil e o curta-metragem escolhido é "Purl" da Pixar, aborda diversos temas, como cultura pop, ciência, filosofia e política, e oferece análises críticas de aspectos e eventos importantes no Brasil e internacionalmente. O material foi escolhido com base em critérios metodológicos, buscando uma aproximação com a realidade vivida pelos estudantes. Após a exibição deste conteúdo audiovisual, foram promovidos debates e solicitado aos alunos a elaboração de uma análise crítica dos temas apresentados.
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Biografia do Autor
Tatyane Tais Nascimento Marques dos Santos, Universidade Federal de Alagoas - UFAL
Graduanda, Instituto de Ciências Sociais - UFAL
Luís Fernando de Oliveira Santos, Universidade Federal de Alagoas - UFAL
Graduando, Instituto de Ciências Sociais - UFAL
Joyce Miranda Leão Martins, Universidade Federal de Alagoas - UFAL
Doutora em Ciência Política (UFRGS), Pós-doutorado em Ciência Política (PUC/SP), Professora do Instituto de Ciências Sociais - UFAL
Referências
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