ESTUDO SOCIOESPACIAL DA OCUPAÇÃO TEREZA DE BENGUELA: BASES GEOGRÁFICAS PARA AÇÕES EXTENSIONISTAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
ESTUDIO SOCIOESPACIAL DE LA OCUPACIÓN TEREZA DE BENGUELA: BASES GEOGRÁFICAS PARA ACCIONES DE EXTENSIÓN DE LA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOA
Avelar Araujo Santos Junior
Universidade Federal de Alagoas
Alderi Santana da Silva Neto
Universidade Federal de Alagoas
Laura Beatriz dos Santos
Universidade Federal de Alagoas
Erickles Henrique Vieira dos Santos
Universidade Federal de Alagoas
Lucas Santos de Oliveira
Universidade Federal de Alagoas
Alícia Thauane da Silva Santos
Universidade Federal de Alagoas
DOI: https://doi.org/10.28998/rexd.v23.19595
Palavras-chave: Território. Ocupação. Moradia. Geografia. Extensão.
Resumo
O presente documento tem como proposta apresentar um estudo da área de ocupação “Tereza de Benguela” do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, em Maceió/AL, a partir da sistematização de um conjunto de dados e informações sobre a realidade espacial da comunidade. Para tanto, além dos levantamentos bibliográficos e de dados sobre a questão da moradia em Alagoas, foram realizadas atividades de diálogo e de imersão no território que possibilitaram espacializar conflitos, levantar indicadores sociais, contextualizar a localização das habitações e caracterizar áreas de uso comum, inclusive, no que se refere aos recursos ambientais disponíveis na área. Além disso, foram desenvolvidas práticas pedagógicas de formação da consciência espacial e de alfabetização geográfica, chamando a atenção para a participação ativa dos sujeitos locais nesse processo.
Downloads
Biografia do Autor
Avelar Araujo Santos Junior, Universidade Federal de Alagoas
Universidade Federal de Alagoas, Pós-doutor em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2019).Doutor em Geografia pela Universidade Federal da Bahia.
Alderi Santana da Silva Neto, Universidade Federal de Alagoas
Universidade Federal de Alagoas, IGDEMA/UFAL Docente em graduação de Geografia.
Laura Beatriz dos Santos, Universidade Federal de Alagoas
Universidade Federal de Alagoas, IGDEMA/UFAL. Graduanda em Geografia.
Erickles Henrique Vieira dos Santos, Universidade Federal de Alagoas
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Alagoas (2019) e graduando de Bacharelado em Geografia.
Lucas Santos de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas
Graduando em geografia bacharelado no Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente na Universidade Federal de Alagoas
Alícia Thauane da Silva Santos, Universidade Federal de Alagoas
Graduanda em Geografia (Bacharelado) pelo Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente - IGDEMA na Universidade Federal de Alagoas - UFAL.
Referências
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. Plano de Desenvolvimento Institucional 2013-2017. Maceió: Campus A. C. Simões, 2013. Disponível em: . Acesso: 10/09/2019.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. Consuni. Resolução nº 65 de 2014. Estabelece a atualização das diretrizes gerais das atividades de extensão no âmbito da UFAL.
