ENTRENAMIENTO ANTI-PHISHING - ESTRATEGIAS PARA PROTEGER A ORGANIZACIONES E INDIVIDUOS CONTRA AMENAZAS CIBERNÉTICAS

ANTIPHISHING TRAINING - STRATEGIES TO PROTECT ORGANIZATIONS AND INDIVIDUALS AGAINST CYBER THREATS

Autores/as

  • Jessica silva de Oliveira UFAL - Universidade Federal de Alagoas
  • Bruno Hollyver Alves dos Mártires Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Lucas Raphael de Souza Pereira Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Jose Gabriel Fideles Silva Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • jario jose dos Santos Junior Universidade Federal de Alagoas - UFAL

DOI:

https://doi.org/10.28998/rexd.v23.19417

Palabras clave:

tecnologias emergentes, phishing, segurança digital, LGPD, sociedade digital

Resumen

Este proyecto buscó analizar los impactos de la inserción de nuevas tecnologías en la sociedad local, con un enfoque en la seguridad digital y la concientización sobre amenazas virtuales, con énfasis en el phishing. El estudio se llevó a cabo a través de un curso en línea titulado "Entrenamiento Anti-Phishing", compuesto por siete módulos que abarcaron desde la Ley General de Protección de Datos (LGPD) hasta tácticas avanzadas de defensa contra ciberataques. A pesar de tener pocos inscritos, el curso demostró ser muy eficaz para capacitar a los participantes en la identificación y prevención de phishing. La flexibilidad del formato virtual y el apoyo continuo de los tutores fueron cruciales para el éxito de la iniciativa. Finalmente, el proyecto destacó la importancia de la concientización digital y subrayó cómo la inserción tecnológica influye directamente en la seguridad y los hábitos sociales en la era de la información.

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Biografía del autor/a

Jessica silva de Oliveira, UFAL - Universidade Federal de Alagoas

Graduada em Direito pela Faculdade Raimundo Marinho, pós-graduada em Direito Digital pela Faculdade Focus e atualmente graduanda em Sistemas de Informação, constrói uma trajetória acadêmica com sólida base interdisciplinar. Como integrante do Mar.ia, projeto de extensão dedicado à capacitação de mulheres na área tecnológica, exerce papel ativo na inclusão e transformação social. Além disso, atua como pesquisadora pelo CNPq, focando seus estudos na aplicação da Inteligência Artificial na educação, promovendo avanços significativos na área.

Bruno Hollyver Alves dos Mártires, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Graduado em Sistemas de Informação, Bruno é amplamente reconhecido por suas extraordinárias habilidades cognitivas e seu excepcional desempenho acadêmico. Atualmente, ele atua como pesquisador no CNPq, dedicando-se à aplicação da Inteligência Artificial na educação.

Lucas Raphael de Souza Pereira, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Graduando em Sistemas de Informação, Lucas se destaca por seu profundo conhecimento em matemática. Além disso, ele demonstra grande autonomia ao desenvolver e produzir bebidas para o municipio. 

Jose Gabriel Fideles Silva, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Graduando em Sistemas de Informação, participa ativamente da empresa junior local

jario jose dos Santos Junior, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Doutorado pela Universidade de São Paulo. Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL pelo Programa de Pós-Graduação em Informática. Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Alagoas (2014). Recebeu o prêmio de 3 (terceiro) melhor colocado na modalidade de Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação pelo Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBC. É revisor de periódicos internacionais. Atua em pesquisas que envolvem aprendizagem profunda (Deep Learning), Visão computacional, Processamento de Linguagem Natural em Dimensões Sintáticas, Semânticas e Pragmáticas. Atualmente, Jário Santos é membro da equipe de coordenação de Inteligência Artificial do projeto "Plataforma Adaptativa de Avaliação e Diagnóstico Pedagógico de Textos" do Ministério de Educação. É co-fundador da spin-off Eneuron - Computação Cognitiva, empresa do ramo de tecnologias educacionais cujo objetivo é desenvolver soluções computacionais centradas em processamento e entendimento de textos manuscritos e transcritos. Além de desenvolver atividades de pesquisa em Mineração de Textos e Recomendação Pedagógicas Personalizadas de Recursos Educacionais disponíveis na WEB

Citas

ALEROUD, Ahmed; ZHOU, Lina. Phishing environments, techniques, and countermeasures: A survey. Computers & Security, v. 68, p. 160-196, jul. 2017. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0167404817300810. Acesso em: 04 mar. 2024

CERT. Cartilha de segurança da internet. Disponível em: https://cartilha.cert.br/livro/cartilha-seguranca-internet.pdf. Acesso em: 02 mar. 2024.

HADNAGY, Christopher; FINCHER, Michele. Phishing Dark Waters: The Offensive and Defensive Sides of Malicious Emails. 1. ed. Estados Unidos: Wiley, 2015.

PSAFE. O que é Phishing? Conheça essa fraude e saiba como se proteger. Disponível em: https://www.psafe.com/blog/o-que-e-phishing/. Acesso em 19 fev. 2024.

TEMPEST. Phishing: a importância da conscientização e do treinamento em segurança na prevenção desta ameaça. Disponível em: <https://www.tempest.com.br/blog/phishing-a-importancia-da-conscientizacao-e-do-treinamento-em-seguranca-na-prevencao-desta-ameaca/>. Acesso em: 20 fev. 2024.

Publicado

2025-06-10

Cómo citar

silva de Oliveira, J., Alves dos Mártires, B. H., de Souza Pereira, L. R., Fideles Silva, J. G., & dos Santos Junior, jario jose. (2025). ENTRENAMIENTO ANTI-PHISHING - ESTRATEGIAS PARA PROTEGER A ORGANIZACIONES E INDIVIDUOS CONTRA AMENAZAS CIBERNÉTICAS: ANTIPHISHING TRAINING - STRATEGIES TO PROTECT ORGANIZATIONS AND INDIVIDUALS AGAINST CYBER THREATS. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 14(23). https://doi.org/10.28998/rexd.v23.19417

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