TECNOLOGIA E EMPREENDEDORISMO NA ERA DIGITAL: COMO USAR FERRAMENTAS GRATUITAS PARA PROMOVER PRODUTOS?

TECHNOLOGY AND ENTREPRENEURSHIP IN THE DIGITAL AGE: HOW TO USE FREE TOOLS TO PROMOTE PRODUCTS

Autores

  • Yasmin Gomes Ventura Universidade Federal de Alagoas
  • Mirelly Barbosa Fontes de Oliveira Universidade Federal de Alagoas
  • Valéria Silva Santos Universidade Federal de Alagoas
  • Elysa Francyne dos Santos Universidade Federal de Alagoas
  • Laysa Edwyges Santos Costa Universidade Federal de Alagoas
  • Jário José dos Santos Júnior Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.28998/rexd.v23.19419

Palavras-chave:

Marketing Digital, Design, Tecnologia, Sociedade Tecnologica

Resumo

O presente trabalho descreve a implementação de uma iniciativa educacional realizada pela equipe Tech Society (TS), com foco no aprendizado por meio da ação, oferecendo aulas sobre Marketing Digital e Design. Embasados na metodologia de extensão universitária, os vídeos foram organizados em uma plataforma própria no Google Sites, proporcionando uma trilha de aprendizagem sequencial que respeitou a natureza introdutória do curso. Além disso, os materiais didáticos, apresentados em PDFs, foram elaborados pelos membros do projeto considerando o nível de conhecimento prévio dos participantes. Este projeto destacou a relevância de atividades que estimulam o desenvolvimento de habilidades e atitudes, promovendo a autonomia no processo de aprendizagem.

Downloads

Biografia do Autor

Yasmin Gomes Ventura, Universidade Federal de Alagoas

Estudante de Sistemas de Informação

Mirelly Barbosa Fontes de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas

Estudante de Sistemas de Informação

Valéria Silva Santos, Universidade Federal de Alagoas

Estudante de Sistemas de Informação

Elysa Francyne dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Estudante de Sistemas de Informação

Laysa Edwyges Santos Costa, Universidade Federal de Alagoas

Estudante de Sistemas de Informação

Jário José dos Santos Júnior, Universidade Federal de Alagoas

Doutorado pela Universidade de São Paulo. Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL pelo Programa de Pós-Graduação em Informática. Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Alagoas (2014). Recebeu o prêmio de 3º (terceiro) melhor colocado na modalidade de Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação pelo Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBC. É revisor de periódicos internacionais. Atua em pesquisas que envolvem aprendizagem profunda (Deep Learning), Visão computacional, Processamento de Linguagem Natural em Dimensões Sintáticas, Semânticas e Pragmáticas. Atualmente, Jário Santos é membro da equipe de coordenação de Inteligência Artificial do projeto "Plataforma Adaptativa de Avaliação e Diagnóstico Pedagógico de Textos" do Ministério de Educação. É co-fundador da spin-off Eneuron - Computação Cognitiva, empresa do ramo de tecnologias educacionais cujo objetivo é desenvolver soluções computacionais centradas em processamento e entendimento de textos manuscritos e transcritos. Além de desenvolver atividades de pesquisa em Mineração de Textos e Recomendação Pedagógicas Personalizadas de Recursos Educacionais disponíveis na WEB.

Referências

PEREIRA, Débora Silva de Castro. O ato de aprender e o sujeito que aprende. Constr. Psicopedagogo, São Paulo, v. 18, n. 16, p. 112-128, jun. 2010. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542010000100010&lng=pt>. Acesso em: 01 mar. 2024.

SHAEFER, Ricardo; MINELLO, Ítalo F. Educação empreendedora: premissas, objetivos e metodologias. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração. Disponível em: <https://redalyc.org/pdf/4417/441747930006.pdf>. Acesso em: 02 mar. 2024.

TS, Equipe. Dados obtidos durante o minicurso. Google Sheets. Disponível em: <https://docs.google.com/spreadsheets/d/1Twz-W9V5zVxx8rzJMHebIS9oYUtKZYydmX4L-huV0/edit?gid=425366478>. Acesso em: 03 mar. 2024

BORTOLI, Guilherme de. Estratégias de marketing digital. Disponível em: <https://www.organicadigital.com/blog/estrategias-de-marketing-digital-para-investir-pra-ontem/>. Acesso em: 02 mar. 2024.

Publicado

09-06-2025

Como Citar

Gomes Ventura, Y., Barbosa Fontes de Oliveira, M., Silva Santos, V., Francyne dos Santos, E., Edwyges Santos Costa, L., & dos Santos Júnior, J. J. (2025). TECNOLOGIA E EMPREENDEDORISMO NA ERA DIGITAL: COMO USAR FERRAMENTAS GRATUITAS PARA PROMOVER PRODUTOS? TECHNOLOGY AND ENTREPRENEURSHIP IN THE DIGITAL AGE: HOW TO USE FREE TOOLS TO PROMOTE PRODUCTS. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 14(23). https://doi.org/10.28998/rexd.v23.19419

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.