TREINAMENTO ANTIPHISHING - ESTRATÉGIAS PARA PROTEGER ORGANIZAÇÕES E INDIVÍDUOS CONTRA AMEAÇAS CIBERNÉTICAS

ANTIPHISHING TRAINING - STRATEGIES TO PROTECT ORGANIZATIONS AND INDIVIDUALS AGAINST CYBER THREATS

Autores

  • Jessica silva de Oliveira UFAL - Universidade Federal de Alagoas
  • Bruno Hollyver Alves dos Mártires Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Lucas Raphael de Souza Pereira Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Jose Gabriel Fideles Silva Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • jario jose dos Santos Junior Universidade Federal de Alagoas - UFAL

DOI:

https://doi.org/10.28998/rexd.v23.19417

Palavras-chave:

tecnologias emergentes, phishing, segurança digital, LGPD, sociedade digital

Resumo

Este projeto buscou analisar os impactos da inserção de novas tecnologias na sociedade local, com foco na segurança digital e na conscientização sobre ameaças virtuais, com foco em phishing. O estudo foi conduzido através de um curso online intitulado "Treinamento Anti-Phishing", composto por sete módulos que abordaram desde a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) até táticas avançadas de defesa contra ataques cibernéticos. Mesmo com poucos inscritos, o curso demonstrou grande eficácia em capacitar os participantes na identificação e prevenção de phishing. A flexibilidade do formato virtual e o suporte contínuo dos tutores foram cruciais para o sucesso da iniciativa. Por fim, o projeto evidenciou a importância da conscientização digital e ressaltou como a inserção tecnológica influencia diretamente a segurança e os hábitos sociais na era da informação.

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Biografia do Autor

Jessica silva de Oliveira, UFAL - Universidade Federal de Alagoas

Graduada em Direito pela Faculdade Raimundo Marinho, pós-graduada em Direito Digital pela Faculdade Focus e atualmente graduanda em Sistemas de Informação, constrói uma trajetória acadêmica com sólida base interdisciplinar. Como integrante do Mar.ia, projeto de extensão dedicado à capacitação de mulheres na área tecnológica, exerce papel ativo na inclusão e transformação social. Além disso, atua como pesquisadora pelo CNPq, focando seus estudos na aplicação da Inteligência Artificial na educação, promovendo avanços significativos na área.

Bruno Hollyver Alves dos Mártires, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Graduado em Sistemas de Informação, Bruno é amplamente reconhecido por suas extraordinárias habilidades cognitivas e seu excepcional desempenho acadêmico. Atualmente, ele atua como pesquisador no CNPq, dedicando-se à aplicação da Inteligência Artificial na educação.

Lucas Raphael de Souza Pereira, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Graduando em Sistemas de Informação, Lucas se destaca por seu profundo conhecimento em matemática. Além disso, ele demonstra grande autonomia ao desenvolver e produzir bebidas para o municipio. 

Jose Gabriel Fideles Silva, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Graduando em Sistemas de Informação, participa ativamente da empresa junior local

jario jose dos Santos Junior, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Doutorado pela Universidade de São Paulo. Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL pelo Programa de Pós-Graduação em Informática. Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Alagoas (2014). Recebeu o prêmio de 3 (terceiro) melhor colocado na modalidade de Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação pelo Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBC. É revisor de periódicos internacionais. Atua em pesquisas que envolvem aprendizagem profunda (Deep Learning), Visão computacional, Processamento de Linguagem Natural em Dimensões Sintáticas, Semânticas e Pragmáticas. Atualmente, Jário Santos é membro da equipe de coordenação de Inteligência Artificial do projeto "Plataforma Adaptativa de Avaliação e Diagnóstico Pedagógico de Textos" do Ministério de Educação. É co-fundador da spin-off Eneuron - Computação Cognitiva, empresa do ramo de tecnologias educacionais cujo objetivo é desenvolver soluções computacionais centradas em processamento e entendimento de textos manuscritos e transcritos. Além de desenvolver atividades de pesquisa em Mineração de Textos e Recomendação Pedagógicas Personalizadas de Recursos Educacionais disponíveis na WEB

Referências

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CERT. Cartilha de segurança da internet. Disponível em: https://cartilha.cert.br/livro/cartilha-seguranca-internet.pdf. Acesso em: 02 mar. 2024.

HADNAGY, Christopher; FINCHER, Michele. Phishing Dark Waters: The Offensive and Defensive Sides of Malicious Emails. 1. ed. Estados Unidos: Wiley, 2015.

PSAFE. O que é Phishing? Conheça essa fraude e saiba como se proteger. Disponível em: https://www.psafe.com/blog/o-que-e-phishing/. Acesso em 19 fev. 2024.

TEMPEST. Phishing: a importância da conscientização e do treinamento em segurança na prevenção desta ameaça. Disponível em: <https://www.tempest.com.br/blog/phishing-a-importancia-da-conscientizacao-e-do-treinamento-em-seguranca-na-prevencao-desta-ameaca/>. Acesso em: 20 fev. 2024.

Publicado

10-06-2025

Como Citar

silva de Oliveira, J., Alves dos Mártires, B. H., de Souza Pereira, L. R., Fideles Silva, J. G., & dos Santos Junior, jario jose. (2025). TREINAMENTO ANTIPHISHING - ESTRATÉGIAS PARA PROTEGER ORGANIZAÇÕES E INDIVÍDUOS CONTRA AMEAÇAS CIBERNÉTICAS: ANTIPHISHING TRAINING - STRATEGIES TO PROTECT ORGANIZATIONS AND INDIVIDUALS AGAINST CYBER THREATS. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 14(23). https://doi.org/10.28998/rexd.v23.19417

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