As disputas em torno do conceito de economia solidária: experimentação de uma utopia ou retrocesso na luta dos trabalhadores?

Autores

  • Flávio Chedid Henriques IPPUR/UFRJ

Palavras-chave:

Economia Solidária, Autogestão, Economia Social, Economia Popular, Trabalho

Resumo

Neste artigo são apresentadas algumas das discussões conceituais e práticas acerca do que se convencionou chamar de economia solidária a partir de meados dos anos 1990 no Brasil. Aponta para as contribuições de distintas perspectivas teóricas para que se configure um campo em que as experiências de trabalho associado sejam alternativas para a geração de trabalho e renda sem perder de vista as potencialidades críticas que tais práticas possuem com relação às formas atuais de organização do trabalho. Pelo fato de se tratar de um campo em formação, com estrutura de um movimento social, tal debate se faz oportuno por conta das diferentes apropriações feitas por distintos segmentos da sociedade com matrizes ideológicas, por vezes, antagônicas.

Downloads

Publicado

16/05/2018

Como Citar

Henriques, F. C. (2018). As disputas em torno do conceito de economia solidária: experimentação de uma utopia ou retrocesso na luta dos trabalhadores?. Latitude, 8(1). Recuperado de https://www.seer.ufal.br/index.php/latitude/article/view/1522

Edição

Seção

Artigos