Planejamento e gestão de riscos em acervos bibliográficos

análise da produção científica indexada na Base de Dados em Ciência da Informação

Autores

Palavras-chave:

gestão de riscos, planejamento, Bibliotecas, revisão bibliográfica

Resumo

As bibliotecas são importantes centros de salvaguarda da memória escrita e digital das áreas do conhecimento, por isso requer atenção na preservação e na conservação de seus materiais/acervos. Logo, realizar estudos de probabilidade e antecipação de problemas (riscos) acarreta condições de preservação desses acervos bibliográficos. Considerando a revisão de materiais publicados, objetiva-se versar sobre o comportamento bibliográfico dos registros indexados na Base de Dados em Ciência da Informação, acerca do tema planejamento e gestão de riscos em bibliotecas. Para tanto, o presente estudo trata-se de natureza básica, com uma abordagem sob o viés da pesquisa qualitativa, e quanto ao objetivo, pesquisa exploratória, do ponto de vista dos procedimentos técnicos refere-se a um levantamento bibliográfico, o qual compreende o período de 2001 a 2021, recuperando-se catorze resultados. Desse modo, através da descrição dos dados e análise dos artigos recuperados, permitiu a representação e a reflexão dos conhecimentos obtidos. Observou-se, também, que o planejamento é um processo contínuo, permanente e dinâmico, e que deve ser incorporado ao cotidiano da instituição, associado ao gerenciamento de riscos, com o intuito de coordenar e estabelecer prioridades de ação minimizando as perdas documentais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juslaine Tonin, Universidade Federal do Rio Grande

Especialização em Gestão em Arquivos pela Universidade Federal de Santa Maria e Graduada em História pela Universidade La Salle, Rio Grande do Sul.

Maria Helena Machado de Moraes, Universidade Federal do Rio Grande

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande e Professora do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande.

Vanessa Dias Santiago, Universidade Federal do Rio Grande

Mestra em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas e
Bibliotecária da Universidade Federal do Rio Grande.

Downloads

Publicado

2023-12-30

Como Citar

Tonin, J., Moraes, M. H. M. de, & Santiago, V. D. (2023). Planejamento e gestão de riscos em acervos bibliográficos: análise da produção científica indexada na Base de Dados em Ciência da Informação. Ciência Da Informação Em Revista, 10(1/3), 1–16. Recuperado de https://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/13612

Edição

Seção

Artigos | Articles

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.