Planejamento e gestão de riscos em acervos bibliográficos
análise da produção científica indexada na Base de Dados em Ciência da Informação
Palavras-chave:
gestão de riscos, planejamento, Bibliotecas, revisão bibliográficaResumo
As bibliotecas são importantes centros de salvaguarda da memória escrita e digital das áreas do conhecimento, por isso requer atenção na preservação e na conservação de seus materiais/acervos. Logo, realizar estudos de probabilidade e antecipação de problemas (riscos) acarreta condições de preservação desses acervos bibliográficos. Considerando a revisão de materiais publicados, objetiva-se versar sobre o comportamento bibliográfico dos registros indexados na Base de Dados em Ciência da Informação, acerca do tema planejamento e gestão de riscos em bibliotecas. Para tanto, o presente estudo trata-se de natureza básica, com uma abordagem sob o viés da pesquisa qualitativa, e quanto ao objetivo, pesquisa exploratória, do ponto de vista dos procedimentos técnicos refere-se a um levantamento bibliográfico, o qual compreende o período de 2001 a 2021, recuperando-se catorze resultados. Desse modo, através da descrição dos dados e análise dos artigos recuperados, permitiu a representação e a reflexão dos conhecimentos obtidos. Observou-se, também, que o planejamento é um processo contínuo, permanente e dinâmico, e que deve ser incorporado ao cotidiano da instituição, associado ao gerenciamento de riscos, com o intuito de coordenar e estabelecer prioridades de ação minimizando as perdas documentais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Ciência da Informação em Revista se reserva o direito de realizar, nos originais, verificação da (in)existência de plágio, utilizando, para tanto, o auxílio de software ou outro meio de detecção de plágio em suas diferentes manifestações.
O periodido reserva ainda o direito de realizar, nos originais, alterações de caráter normativo e gramatical, visando à manutenção de padrão, respectivamente, na estrutura e na norma culta da língua adotada.
As provas finais, em nenhum momento, serão enviadas aos autores, sendo diretamente publicadas.
Os originais, em nenhuma circunstância, serão devolvidos aos autores.
A opinião emitida pelos autores é de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
Os autores que tiverem seus trabalhos submetidos e publicados concordam que mantêm os respectivos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.