Ciência da Informação e História: os estudos históricos nos programas de pós-graduação brasileiros da área de Ciência da Informação

Autores

  • Leonardo Gonçalves Silva Prefeitura de São Paulo, Secretaria Municipal de Educação http://orcid.org/0000-0003-1669-4863
  • Lúcia Maciel Barbosa de Oliveira Professora do Departamento de Informação e Cultura da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). http://orcid.org/0000-0002-0845-7676

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.2019v6n2a

Palavras-chave:

Ciência da Informação, História, Interdisciplinaridade, Brasil, Programas de Pós-Graduação.

Resumo

Busca na literatura as relações entre Ciência da Informação e História. Verificar se os pesquisadores brasileiros da área da Ciência da Informação com formação em História realizam pesquisas históricas sobre o tema da informação. Revisão de literatura e análise dos currículos Lattes dos docentes com formação em História dos programas de pós-graduação da área de Ciência da Informação. A análise mostrou que mesmo havendo uma quantidade razoável de docentes com formação em História atuando nesses programas, são poucos os que realizam pesquisas históricas de contextos informacionais. As pesquisas históricas dentro da Ciência da Informação ainda são poucas e ainda necessitam ser mais realizadas. A realização de tais pesquisas podem enriquecer a área e trazer a ela novos tópicos de discussão e uma compreensão adensada da informação em diferentes contextos.

Biografia do Autor

Leonardo Gonçalves Silva, Prefeitura de São Paulo, Secretaria Municipal de Educação

Mestrado em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Graduação em Biblioteconomia pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

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Publicado

06/09/2019

Como Citar

Silva, L. G., & Oliveira, L. M. B. de. (2019). Ciência da Informação e História: os estudos históricos nos programas de pós-graduação brasileiros da área de Ciência da Informação. Ciência Da Informação Em Revista, 6(2), 4–15. https://doi.org/10.28998/cirev.2019v6n2a

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Reports