O Ensino Médio e a disciplina Química no Brasil: uma análise crítico-dialética do Currículo e das Políticas Curriculares no período pós-redemocratização
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEspp346-370Palavras-chave:
Currículo, Parâmetros Curriculares Nacionais, Neoliberalismo, Pedagogia Histórico-CríticaResumo
Este trabalho tem como objetivo analisar, por meio da perspectiva crítico-dialética, o currículo e as políticas curriculares no período pós-redemocratização no país, até a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Partimos do norte teórico da Pedagogia Histórico-Crítica e sua concepção de currículo, enfatizando a transmissão dos conhecimentos clássicos e a categoria trabalho como seu princípio organizador. Analisamos que a educação no país vem adotando o ideário neoliberal e das demandas do capital, materializados inclusive nos PCN, por meio das pedagogias do aprender a aprender e da formação flexível por competências, concluindo que tais rumos criam obstáculos para uma formação integral, crítica, que tenha como meta a construção de uma sociedade substantivamente igualitária.Downloads
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