Criatividade e letramento escolar na perspectiva da complexidade: articulações e desafios transdisciplinares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p677-690

Palavras-chave:

Pensamento complexo, Transdisciplinaridade, Criatividade, Letramento

Resumo

O presente artigo visa apresentar alguns resultados finais da Tese de Doutorado intitulada Criatividade e Letramento: um estudo de caso à luz do pensamento complexo, cujo  objetivo geral de investigação procurou compreender as implicações do vínculo professor e aluno, no contexto das interações nas práticas de letramento, em aulas de Língua Portuguesa, sob o olhar da criatividade e do pensamento complexo. O caminho metodológico percorrido foi o estudo de caso, cujos resultados mostraram um perfil de criatividade e transdisciplinaridade nas práticas docentes, reveladas na interação professor-aluno com vínculos afetivos, centrado em despertar a confiança, elevar a autoestima, resgatar os valores humanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-08-18

Como Citar

PEIXOTO, Elza Rodrigues Barbosa; PINHO, Maria José de. Criatividade e letramento escolar na perspectiva da complexidade: articulações e desafios transdisciplinares. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 28, p. 677–690, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n28p677-690. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10001. Acesso em: 6 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê "Complexidade e Transdisciplinaridade no Século XXI"

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.