Criatividade e letramento escolar na perspectiva da complexidade: articulações e desafios transdisciplinares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p677-690

Palavras-chave:

Pensamento complexo, Transdisciplinaridade, Criatividade, Letramento

Resumo

O presente artigo visa apresentar alguns resultados finais da Tese de Doutorado intitulada Criatividade e Letramento: um estudo de caso à luz do pensamento complexo, cujo  objetivo geral de investigação procurou compreender as implicações do vínculo professor e aluno, no contexto das interações nas práticas de letramento, em aulas de Língua Portuguesa, sob o olhar da criatividade e do pensamento complexo. O caminho metodológico percorrido foi o estudo de caso, cujos resultados mostraram um perfil de criatividade e transdisciplinaridade nas práticas docentes, reveladas na interação professor-aluno com vínculos afetivos, centrado em despertar a confiança, elevar a autoestima, resgatar os valores humanos.


Warning: file_put_contents(): Only -1 of 23 bytes written, possibly out of free disk space in /var/www/sites-maceio/institucional/ufal/seer/lib/pkp/classes/cache/FileCache.inc.php on line 90

Downloads

Publicado

18/08/2020

Como Citar

PEIXOTO, E. R. B.; PINHO, M. J. de. Criatividade e letramento escolar na perspectiva da complexidade: articulações e desafios transdisciplinares. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 28, p. 677–690, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n28p677-690. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10001. Acesso em: 21 set. 2023.

Edição

Seção

Dossiê "Complexidade e Transdisciplinaridade no Século XXI"

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)