O estágio em docência na Pós-Graduação Stricto Sensu

desafios para formação do professor-pesquisador em psicologia

Autores

  • Fábio Alves Gomes Universidade do Estado do Amazonas (UEA) https://orcid.org/0000-0003-4911-1185
  • Gisele Cristina Resende Universidade Federal do Amazonas
  • Marck de Souza Torres Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37p1-19.e14439

Palavras-chave:

Estágio em docência, Didática, Psicologia

Resumo

Este artigo objetiva analisar o processo de estágio em docência de um Programa de Pós-Graduação em Psicologia. A pesquisa foi qualitativa. Conclui-se que o estágio em docência deva envolver o processo de formação pedagógica do professor-pesquisador em Psicologia.

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Biografia do Autor

Fábio Alves Gomes, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Professor Adjunto da Universidade do Estado do Amazonas. Doutor em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2021), mestre em Educação (2012), habilitado em Supervisão Escolar e Orientação Educacional (2008) e graduado em Pedagogia (2007) pela Universidade Federal do Amazonas, especialista em Didática do Ensino Superior (2014) pela Universidade Nilton Lins. Docente no Programa de Pós-Graduação em Psicologia - PPGPSI/UFAM e no Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos - PPGSP/UEA.

Gisele Cristina Resende , Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo, Pós-doutoranda pela Universidade de Brasília no Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Escolar. Docente na Faculdade de Psicologia no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Amazonas -UFAM.

Marck de Souza Torres, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Psicologia Clínica na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Mestre em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (UnB). Graduado em Formação do Psicólogo pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professor Adjunto da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Amazonas.

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Publicado

2023-02-02

Como Citar

GOMES, Fábio Alves; RESENDE , Gisele Cristina; TORRES, Marck de Souza. O estágio em docência na Pós-Graduação Stricto Sensu: desafios para formação do professor-pesquisador em psicologia. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. 1–19.e14439, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37p1-19.e14439. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14439. Acesso em: 18 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: O estágio de docência nos programas de pós-graduação stricto sensu

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