FORMAÇÃO EM SERVIÇO DE PROFESSORES E METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS

Autores

  • Giovanna Del Gobbo Università Degli Studi Di Firenze/It.

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2012v4n7p01

Resumo

A formação de professores é certamente um tema crucial de todos sistemas escolares. Mas que relação existe entre oferta e demanda na formação de professores, entre suas necessidades e exigências da instituição escolar? os docentes tem a consciência de suas próprias necessidades? Este trabalho pretende oferecer uma reflexão sobre a necessidade de ler a formação em serviço de professores como uma prática de educação de adultos em que se devem basear os processos de desenvolvimento do sistema escolar. A metodologia da Pesquisa-Ação Participativa é apresentada como modalidade para atualização em serviço capaz de tornar o sujeito não somente apto em adquirir competências para a solução das necessidades formativas pessoais, mas também para produzir uma mudança que não tem somente efeitos sobre os indivíduos em aprendizagem, mas sobre o “grupo” e, portanto, sobre a “comunidade” através de um percurso de conhecimento participativo, que é a base de uma correta aprendizagem organizacional.

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Publicado

14/10/2012

Como Citar

DEL GOBBO, G. FORMAÇÃO EM SERVIÇO DE PROFESSORES E METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS. Debates em Educação, [S. l.], v. 4, n. 7, p. 01, 2012. DOI: 10.28998/2175-6600.2012v4n7p01. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/654. Acesso em: 19 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos