FORMAÇÃO EM SERVIÇO DE PROFESSORES E METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2012v4n7p01Resumo
A formação de professores é certamente um tema crucial de todos sistemas escolares. Mas que relação existe entre oferta e demanda na formação de professores, entre suas necessidades e exigências da instituição escolar? os docentes tem a consciência de suas próprias necessidades? Este trabalho pretende oferecer uma reflexão sobre a necessidade de ler a formação em serviço de professores como uma prática de educação de adultos em que se devem basear os processos de desenvolvimento do sistema escolar. A metodologia da Pesquisa-Ação Participativa é apresentada como modalidade para atualização em serviço capaz de tornar o sujeito não somente apto em adquirir competências para a solução das necessidades formativas pessoais, mas também para produzir uma mudança que não tem somente efeitos sobre os indivíduos em aprendizagem, mas sobre o “grupo” e, portanto, sobre a “comunidade” através de um percurso de conhecimento participativo, que é a base de uma correta aprendizagem organizacional.
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