O valor educativo dos processos de certificação de aprendizagens: o papel da autoavaliação a partir de uma pesquisa exploratória na Toscana (Itália)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n26p545-561

Palavras-chave:

competências, certificação, autoconfiança, autoavaliação

Resumo

Em um sistema econômico no qual o conhecimento desempenha um papel central, o conhecimento do trabalhador é certamente estratégico. Desde o final do século XX, a Europa começou a refletir sobre novas estratégias e medidas para a integração das políticas de educação, emprego e inclusão social e para apoiar a mobilidade dentro dos países europeus. O Quadro Europeu de Qualificações, baseado no princípio da transparência das qualificações e competências, é um modelo de referência para a validação e certificação de aprendizagens prévias e para a transferência e utilização de qualificação em diferentes países e sistemas. Com base em um estudo exploratório, essa contribuição pretende sustentar a hipótese de que o processo de certificação de competências, através da autoavaliação, não representa apenas uma ferramenta para a aquisição de uma qualificação profissional, mas que também pode se configurar como um motor de mudança e transformação do sujeito. Todo o caminho deve ativar os processos de empoderamento individual, não apenas aprimorando e aumentando competências e habilidades, mas desenvolvendo a autoconfiança e reforçando essa capacidade de aprendizado autônomo.

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Biografia do Autor

Giovanna Del Gobbo, Università Degli Studi Di Firenze (UniFI – Itália)

Giovanna Del Gobbo é Professora Associada de Pedagogia Experimental no Departamento de Educação, Idiomas, Intercultura, Literatura e Psicologia da Universidade de Florença, Delegada Reitora para Professores de Ensino Primário e Secundário e Delegada de Qualidade para o Departamento de Ciências de Educação e Psicologia. Ele é o diretor científico do spin-off acadêmico MoCa Future Designers. A atividade de pesquisa, vinculada à didática e às atividades de transferência previstas pela terceira missão universitária, desenvolveu-se ao longo do tempo, mantendo forte caracterização empírica e convergindo para a educação de adultos. A pesquisa sobre o valor educacional do patrimônio natural e cultural, em uma perspectiva holística e ecossistêmica, em particular, está alinhada com os objetivos do desenvolvimento humano sustentável.

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Publicado

2020-04-06

Como Citar

DEL GOBBO, Giovanna. O valor educativo dos processos de certificação de aprendizagens: o papel da autoavaliação a partir de uma pesquisa exploratória na Toscana (Itália). Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 26, p. 545–561, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n26p545-561. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/8228. Acesso em: 7 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê "PROEJA Artesanato"

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