COMPETÊNCIAS REVELADAS NA PRÁTICA DOCENTE DE ALUNAS BOLSISTAS DO PIBID PEDAGOGIA/UFPel

Autores

  • Lourdes Maria Bragagnolo Frison UFPel

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2013v5n9p79

Palavras-chave:

PIBID, formação de professores, competências, Pedagogia.

Resumo

Este texto tem como objetivo apresentar reflexões sobre a importância da docência, a partir de experiências profissionais vividas por alunas bolsistas do curso de Pedagogia no Programa Institucional de Iniciação à Docência-PIBID. As alunas, ao atuarem nas escolas envolvidas, tiveram a oportunidade de desenvolver competências que enriqueceram significativamente sua formação inicial. Os dados analisados foram retirados das narrativas escritas pelas alunas bolsistas, durante os dois anos de permanência no projeto. Os dados revelam que as demandas do programa PIBID/Pedagogia possibilitaram que elas tivessem condições de refletir sobre como estão se constituindo professoras. Constatou-se que as práticas realizadas contribuíram para o desenvolvimento de competências, maximizando os processos de ensinar e de aprender.

Downloads

Publicado

23/06/2013

Como Citar

FRISON, L. M. B. COMPETÊNCIAS REVELADAS NA PRÁTICA DOCENTE DE ALUNAS BOLSISTAS DO PIBID PEDAGOGIA/UFPel. Debates em Educação, [S. l.], v. 5, n. 9, p. 79, 2013. DOI: 10.28998/2175-6600.2013v5n9p79. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/968. Acesso em: 26 out. 2021.

Edição

Seção

Artigos