Gestão escolar e competências gerenciais

um estudo em instituição pública de ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p512-533

Palavras-chave:

Gestão escolar, Competências gerenciais, Educação tecnológica.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo identificar as competências gerenciais de um grupo de supervisão educacional pedagógica numa instituição de educação profissional e tecnológica no Grande ABC paulista, de acordo com a percepção de seus integrantes. Para o campo teórico-conceitual, foram adotadas as propostas que representam a corrente americana, a corrente francesa, e a corrente integradora. Assumindo abordagem qualitativa, os dados foram coletados, por meio de entrevista baseada em roteiro semiestruturado, junto a supervisores educacionais de uma instituição pública de ensino. Os resultados demonstraram compreensão social das competências gerenciais, levando-se em conta os elementos conhecimento, habilidade e atitude. Também foi possível identificar ações e desafios referentes ao cotidiano de trabalho do grupo de supervisores educacionais, com destaque para o panorama próprio da esfera pública, no tocante à obtenção de recursos financeiros.

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Biografia do Autor

André Luis da Silva, Centro Paula Souza (SP)

Mestre em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo

Professor do Centro Paula Souza (SP)

Almir Martins Vieira, Universidade Metodista de São Paulo

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista, mestre e graduado em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo

Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo

José Alberto Carvalho dos Santos Claro, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Doutor em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo

Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências do Mar – Instituto do Mar - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

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Publicado

2021-11-30

Como Citar

SILVA, André Luis da; VIEIRA, Almir Martins; CLARO, José Alberto Carvalho dos Santos. Gestão escolar e competências gerenciais: um estudo em instituição pública de ensino. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. Esp2, p. 512–533, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p512-533. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/11999. Acesso em: 21 jun. 2024.

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