ENEM: ROMPENDO PARADIGMAS PARA A CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO

Silvia Renata Sakalauskas, André Luis Trevisan

Resumo


O presente artigo concentra-se na fase final da Educação Básica e procura analisar uma das formas que proporcionam ao aluno a oportunidade de obter o certificado de conclusão do Ensino Médio: através da realização do ENEM, que desde 2009 vem possibilitando que seus participantes utilizem os resultados obtidos nesse Exame para concluir essa fase escolar. O interesse pelo tema ocorreu devido ao significativo aumento do número de pessoas que, a cada nova edição do ENEM, têm escolhido essa alternativa para concluir seus estudos.Tem por objetivos identificar o perfil desses candidatos, elencar os motivos que os levaram a fazer essa escolha, conhecer os caminhos que pretendiam trilhar após a conclusão do Ensino Médio e saber se os mesmos foram alcançados. Para isso optou-se pela aplicação de questionários em um grupo de 105 pessoas que prestaram o ENEM nos anos de 2013 e 2014 e que solicitaram sua certificação junto ao IFPR - Campus Londrina. Dentre os resultados obtidos, observou-se que essa forma de certificação tem atraído as pessoas em virtude da rapidez e praticidade, possibilitando-lhes alcançar o objetivo de ingressar no Ensino Superior.


Palavras-chave


Educação. Ensino Médio. ENEM. Certificação.

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DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2017v9n19p01



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Prefixo: 10.28998/2175-6600

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