JOGOS DE TABULEIRO MODERNOS COMO FERRAMENTA DE SOCIALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/rexd.v23.19488

Palavras-chave:

Extensão Universitária, Jogos de tabuleiro modernos, Socialização, Habilidades sociais

Resumo

O presente relato de experiência resulta do projeto de extensão “Jogos de Tabuleiro Modernos como Ferramenta de Socialização e Aprendizagem”, realizado entre agosto de 2023 e novembro de 2024. O projeto teve como propósito criar um ambiente lúdico e educativo, no qual os participantes pudessem desenvolver habilidades cognitivas, emocionais e sociais enquanto interagiam, aprendiam e se divertiam com diferentes modalidades de jogos analógicos. Compreendemos que os jogos de tabuleiro modernos no ambiente universitário favorecem a socialização entre os indivíduos e contribuem para o desenvolvimento de competências essenciais à vida acadêmica. Assim, este relato tem como objetivo apresentar o percurso do projeto e, principalmente, os resultados alcançados ao longo de sua execução, evidenciando sua relevância para o desenvolvimento social e cognitivo dos participantes, bem como os desdobramentos para futuras etapas da iniciativa.

Downloads

Biografia do Autor

Marina Rebeca Saraiva, UFAL - Universidade Federal de Alagoas

Universidade Federal de Alagoas/BRASIL. Doutorado em Ciências (Antropologia Social). Professora do CEDU-UFAL. Líder do Laboratório de Pesquisas em Ciências Sociais e Educação.

Mayara Maria Correia da Silva , UFAL - Universidade Federal de Alagoas

Graduaç˜ão em Pedagogia - UFAL. Integrante do Laboratório de Pesquisas em Ciências Sociais e Educação (LAPSE-UFAL)

Referências

BAYECK, R. Y. Examining Board Gameplay and Learning: A Multidisciplinary Review of Recent Research. Simulation & Gaming, v. 51, n. 4, p. 411–431, 2020.

FORTIM, Ivelise (Org). Pesquisa da indústria brasileira de games 2022. São Paulo: ABRAGAMES, 2022.

GEE, J. Semiotic social spaces and affinity spaces: From the age of mythology to today’s schools. In: BARTON, D.; TUSTING, K. (Eds.). Beyond communities of practice: Language, power and social context. Cambridge: Cambridge University Press, 2005. p. 214–233.

GEE, J.; HAYES, E. Nurturing affinity spaces and game-based learning. In: STEINKUEHLER, C.; SQUIRE, K.; BARAB, S. A. (Eds.). Games, learning, and society: Learning and meaning in the digital age. Cambridge: Cambridge University Press, 2012. p. 129–153.

KYPPO, J. Board games: throughout the history and multidimensional spaces. NJ, U.S: World Scientific Publishing Co Inc., 2018.

MINAYO, M. C. S. Trabalho de campo: contexto de observação, interação e descoberta. In: MINAYO, M. C. S. (org). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016. cap. 3. p. 56-71.

NAKAO, M. Special series on "effects of board games on health education and promotion" board games as a promising tool for health promotion: a review of recent literature. Biopsychosoc Med, v. 13, p. 5, 2019.

PELLETIER, C. Games and learning: What’s the connection? International Journal of Learning & Media, v. 1, n. 1, p. 83–97, 2009.

SANTOS, Santa Marli Pires dos. Atividades lúdicas. In: SANTOS, Santa Marli Pires dos (Org.) et al. O lúdico na formação do educador. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

STEINKUEHLER, C. A. Massively multiplayer online gaming as a constellation of literacy practices. eLearning, v. 4, n. 3, p. 297–318, 2007.

Publicado

03-06-2025

Como Citar

Saraiva, M. R., & Correia da Silva , M. M. (2025). JOGOS DE TABULEIRO MODERNOS COMO FERRAMENTA DE SOCIALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 14(23). https://doi.org/10.28998/rexd.v23.19488

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.