Agentes Políticos e a Disseminação da Informação: uma análise das postagens na fanpage do deputado JHC

Sarah Rúbia de Oliveira Santos, Ronaldo Ferreira de Araujo

Resumo


Discorre sobre a democracia digital e a disseminação da informação política e analisa as postagens realizadas pelo deputado João Henrique Caldas (JHC) em sua página oficial do Facebook. Trata-se de uma pesquisa exploratória com o intuito de analisar o perfil do parlamentar, suas postagens e interações com seus eleitores. A coleta foi realizada no período de março a maio de 2015. Para tabulação e cruzamento dos dados utilizou-se a Planilha Eletrônica Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). A página do deputado conta com 37.412 curtidas e, e suas postagens coletadas, conta com uma média de 112 curtidas, 4,5 compartilhamentos e 12,5 comentários. O perfil do parlamentar evidencia uma verticalidade na comunicação exercida, característica das mídias tradicionais, com isso considera-se que o potencial de aproximação e estreitamento do diálogo entre agentes políticos com seus representados precisa ser melhor explorado.


Palavras-chave


Disseminação da informação. Redes sociais. Agentes políticos. Democracia digital.

Texto completo:

PDF




Direitos autorais 2019 Os autores são detentores dos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional.


Ciência da Informação em Revista | E-ISSN 2358-0763 | Citações no Google Acadêmico

        

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes

Universidade Federal de Alagoas, Campus A. C. Simões
Av. Lourival Melo Mota, s/n, Tabuleiro dos Martins, Maceió, Alagoas, Brasil
CEP: 57072-900 | Telefone: +55 82 3214 1342 | e-mail: cirev@ichca.ufal.br

 

Este periódico é afiliado à Associação Brasileira de Editores Científicos.


 Os originais publicados na Ciência da Informação em Revista estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.