Perspectivas da produção científica sobre epistemologia da Ciência da Informação no âmbito do ENANCIB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/cirev.2019v6n3e

Palavras-chave:

Comunicação científica. ENANCIB. Epistemologia da Ciência da Informação. Produção científica.

Resumo

A pesquisa vislumbra analisar as publicações no escopo da epistemologia da Ciência da Informação, através dos estudos da literatura especializada produzida no Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB), no período de 2014 a 2016. Buscou-se verificar a consolidação do tema nas comunicações no grupo de trabalho Estudos Históricos e Epistemologia da Ciência da Informação (GT1) do evento científico, abrangendo os 67 trabalhos distribuídos nas três edições compreendidas pela pesquisa. Nesse sentido, a presente pesquisa possui uma abordagem exploratória e descritiva, por se tratar de uma pesquisa de natureza bibliográfica, na qual se utilizou de documentos salvaguardados nos anais do ENANCIB, a partir da seleção dos trabalhos relacionados com a temática de epistemologia. O principal resultado demonstra que há um crescimento na produção de estudos sobre epistemologia da ciência da informação no ENANCIB, indicando um fortalecimento o pensamento científico na área da Ciência da Informação no Brasil.

Biografia do Autor

Alexander William Azevedo, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Professor vinculado ao Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (DCI/UFPE). Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre e Bacharel em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Membro do grupo de pesquisa: Informação, Aprendizagem e Conhecimento (GIACO/UFPB).

Downloads

Publicado

07/01/2020

Como Citar

Azevedo, A. W. (2020). Perspectivas da produção científica sobre epistemologia da Ciência da Informação no âmbito do ENANCIB. Ciência Da Informação Em Revista, 6(3), 66–80. https://doi.org/10.28998/cirev.2019v6n3e

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Reports

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)