Apresentação - Dossiê “Ensinar a ler e a escrever: múltiplos contextos e perspectivas”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEsppiii-ix

Resumo

Este dossiê temático da revista Debates em Educação, que tem por título “Ensinar a ler e a escrever: múltiplos contextos e perspectivas”, reúne 16 artigos científicos de professores/pesquisadores e estudantes de pós-graduação (mestrado e doutorado) brasileiros e internacionais. Os artigos contemplam questões diversas relativas ao ensino da leitura e da escrita em diferentes contextos (escolar e não escolar; nacional e internacional; local e global), a partir de distintas perspectivas (teórica, histórica, política, metodológica, pedagógica, didática) e de diferentes olhares.

Biografia do Autor

Adriana Cavalcanti dos Santos, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutora em Educação Professora Adjunta da Universidade Federal de Alagoas e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/CEDU/UFAL). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Didática da Leitura da Literatura e da Escrita (GELLITE). Universidade Federal de Alagoas, Programa de Pós-Graduação em Educação, Maceió, AL, Brasil.

Alexsandro da Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Graduado em Pedagogia (2000), mestre (2003) e doutor (2008) em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, com período sanduíche no Institut National de Recherche Pédagogique (INRP) - Paris (2007). Pós-doutor, na área de Didática da Língua, pela Université Sorbonne-Nouvelle - Paris 3 , em Paris (2015-1016). Atualmente, é Professor Associado 2 do Núcleo de Formação Docente do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco, onde atua no curso de graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea. É também docente do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação e membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem - CEEL da mesma universidade. Participa dos grupos de pesquisa Didática da Língua Portuguesa e Práticas de Leitura e Escrita na Educação Infantil, ambos da UFPE, e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização, Letramento e Práticas de Ensino, da UnB. Tem experiência na área de Educação, dedicando-se, principalmente, ao estudo de temas relativos ao ensino e à aprendizagem da língua portuguesa, como alfabetização, leitura, escrita e reflexão sobre a língua.

Solange Alves de Oliveira-Mendes, Universidade de Brasília (UnB)

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da FE-UnB. Atua na área de Língua Materna, Alfabetização e Literatura. Possui experiência com a escolarização básica: Educação Infantil, Anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. Vem desenvolvendo e orientando pesquisas nos campos da alfabetização e letramento, com temas, tais como: materiais didáticos, programas de formação docente, tratamento da heterogeneidade das aprendizagens, progressão do ensino de língua portuguesa, consciência fonológica, sistema de escrita alfabética, entre outros.

Downloads

Publicado

10/12/2020

Como Citar

SANTOS, A. C. dos; SILVA, A. da; OLIVEIRA-MENDES, S. A. de. Apresentação - Dossiê “Ensinar a ler e a escrever: múltiplos contextos e perspectivas”. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. Esp, p. iii-ix, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12nEsppiii-ix. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/11500. Acesso em: 27 maio. 2022.

Edição

Seção

Editorial