Pedagogias alternativas e formação docente

cinema e desconstruções essencialistas das sexualidades

Autores

  • Angela Maria Monteiro da Motta Pires Universidade Federal de Pernambuco http://orcid.org/0000-0003-3573-8315
  • Marcelo Henrique Gonçalves de Miranda Universidade Federal de Pernambuco
  • Laura Tereza Nogueira Mariano Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p842-860

Palavras-chave:

formação docente, cinema, sexualidade

Resumo

O estudo buscou apreender como a utilização de filmes, em sala de aulas, permitiu, via aprendizado com as diferenças, desconstruções das verdades naturalizadas e essencializadas em relação às categorias de sexo, gênero e sexualidade. A partir das produções textuais e das verbalizações dos sujeitos da pesquisa, a Análise de Conteúdo possibilitou que as categorias dicotômicas de sexo, gênero e sexualidades pudessem ser revisitadas visando estabelecerem pontos de ligação entre as cenas dos filmes e os textos produzidos pelos licenciandos. Assim, este estudo indica como a utilização de filmes, nas aulas, contribuiu na desconstrução e desestabilizações de verdades naturalizadas e essencializadas em relação às categorias de macho-fêmea, homem-mulher e heterossexualidade-homossexualidade.

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Biografia do Autor

Angela Maria Monteiro da Motta Pires, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação

Professora do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos (PPGDH) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq: Políticas Públicas e Educação do Campo.

Pesquisadora e Vice-coordenadora da UFPÉ, do Projeto de Pesquisa  financiado pelo CNPq: Pós-Graduação e Educação em Direitos Humanos: um desafio contemporâneo( projeto desenvolvido pela UFPE,UFG e UNB).

e-mail: ammmp@globo.com.

http:// lates.cnpq.br/4646842012148516.

Orcid: http://orcid.org/ 0000-0003-3573-8315. 

E-mail: ammmp@globo.com

Marcelo Henrique Gonçalves de Miranda, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Sociologia

Professor da Pós-Graduação em Educação Contemporânea (PPGEDUC) e da Pós-Graduação em Direitos Humanos (PPGDH) da Universidade Federal de Pernambuco(UFPE).

Líder do grupo de Pesquisa do CNPq: Processos de Subjetivação, Educação, Gênero e Sexualidades.

 http://lattes.cnpq.br/0515157502980112.

Laura Tereza Nogueira Mariano, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos (PPGDH) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Membro do grupo de pesquisa do CNPq: Processos de Subjetivação, Educação, Gênero e Sexualidades.

Pesquisadora auxiliar do Projeto de Pesquisa do CNPQ: Pós-Graduação e Educação em Direitos Humanos: um desafio contemporâneo

 http://lattes.cnpq.br/0652981206874121

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Publicado

2021-11-30

Como Citar

PIRES, Angela Maria Monteiro da Motta; MIRANDA, Marcelo Henrique Gonçalves de; NOGUEIRA MARIANO, Laura Tereza. Pedagogias alternativas e formação docente: cinema e desconstruções essencialistas das sexualidades. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. Esp2, p. 842–860, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p842-860. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12755. Acesso em: 25 jul. 2024.

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