ANALISANDO UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS: A IDENTIDADE EM DIFERENTES CONTEXTOS INDÍGENAS AMAZÔNICOS

Autores

  • Anatália Daiane de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Suzana Rocha de Souza Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Ji-Paraná, Rondônia.

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2016v8n15p48

Palavras-chave:

Identidade Indígena, Psicologia Cultural, Relato de experiências.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar um relato de experiências, focando os trechos que possibilita a compreensão da re/des/construção da identidade indígena. O marco teórico dessa investigação ancora-se na Psicologia cultural e outras perspectivas críticas e a abordagem metodológica utilizada para a efetivação da pesquisa é a qualitativa, utilizando-se um relato de experiências de um dos integrantes da comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do estado de Rondônia, ocorrido em 2014 utilizando a Análise do discurso. Foi possível perceber que para compreender a temática indígena, precisamos ver além do óbvio, buscando desconstruir a visão negativa sobre os indígenas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anatália Daiane de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Pedagoga e mestra em Psicologia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Pesquisadora do Grupo Amazônico de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Educação (GAEPPE) e do Grupo de Pesquisa de Educação na Amazônia (GPEA). Participante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE).

Suzana Rocha de Souza, Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Ji-Paraná, Rondônia.

Pedagoga e mestra em Psicologia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Possui graduação em Ciências de Primeiro Grau pela Faculdades Integradas de Ariquemes, especialização em Psicopedagogia e Gestão Escolar pelo Instituto Cuiabano de Educação (ICE) e especialização em Metodologia e Didática do Ensino da Língua Portuguesa e Educação Matemática pela Faculdade de Rolim de Moura (FAROL). Atualmente é Supervisora Escolar, Coordenadora de Cultura nas escolas da Rede Municipal pela Prefeitura de Ji-Paraná.

Downloads

Publicado

2016-08-22

Como Citar

OLIVEIRA, Anatália Daiane de; SOUZA, Suzana Rocha de. ANALISANDO UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS: A IDENTIDADE EM DIFERENTES CONTEXTOS INDÍGENAS AMAZÔNICOS. Debates em Educação, [S. l.], v. 8, n. 15, p. 48, 2016. DOI: 10.28998/2175-6600.2016v8n15p48. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/1819. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Debates

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.