ANALISANDO UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS: A IDENTIDADE EM DIFERENTES CONTEXTOS INDÍGENAS AMAZÔNICOS

Autores

  • Anatália Daiane de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Suzana Rocha de Souza Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Ji-Paraná, Rondônia.

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2016v8n15p48

Palavras-chave:

Identidade Indígena, Psicologia Cultural, Relato de experiências.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar um relato de experiências, focando os trechos que possibilita a compreensão da re/des/construção da identidade indígena. O marco teórico dessa investigação ancora-se na Psicologia cultural e outras perspectivas críticas e a abordagem metodológica utilizada para a efetivação da pesquisa é a qualitativa, utilizando-se um relato de experiências de um dos integrantes da comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do estado de Rondônia, ocorrido em 2014 utilizando a Análise do discurso. Foi possível perceber que para compreender a temática indígena, precisamos ver além do óbvio, buscando desconstruir a visão negativa sobre os indígenas.

Biografia do Autor

Anatália Daiane de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Pedagoga e mestra em Psicologia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Pesquisadora do Grupo Amazônico de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Educação (GAEPPE) e do Grupo de Pesquisa de Educação na Amazônia (GPEA). Participante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE).

Suzana Rocha de Souza, Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Ji-Paraná, Rondônia.

Pedagoga e mestra em Psicologia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Possui graduação em Ciências de Primeiro Grau pela Faculdades Integradas de Ariquemes, especialização em Psicopedagogia e Gestão Escolar pelo Instituto Cuiabano de Educação (ICE) e especialização em Metodologia e Didática do Ensino da Língua Portuguesa e Educação Matemática pela Faculdade de Rolim de Moura (FAROL). Atualmente é Supervisora Escolar, Coordenadora de Cultura nas escolas da Rede Municipal pela Prefeitura de Ji-Paraná.

Downloads

Publicado

22/08/2016

Como Citar

OLIVEIRA, A. D. de; SOUZA, S. R. de. ANALISANDO UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS: A IDENTIDADE EM DIFERENTES CONTEXTOS INDÍGENAS AMAZÔNICOS. Debates em Educação, [S. l.], v. 8, n. 15, p. 48, 2016. DOI: 10.28998/2175-6600.2016v8n15p48. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/1819. Acesso em: 30 jan. 2023.

Edição

Seção

Debates