Dificuldades, dilemas e pontos de tensão no uso da tecnologia: pela formação docente e inclusão sociodigital permanente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n23p19-35

Palavras-chave:

Tecnologias. Inclusão Sóciodigital. Políticas Públicas.

Resumo

O presente estudo analisa a utilização do laboratório de informática, avaliando dificuldades, dilemas e pontos de tensão enfrentados tanto por alunos quanto por docentes. Realizou-se uma pesquisa sobre a temática mediante coleta de dados por meio de questionários aplicados aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, discentes de um estabelecimento de ensino público estadual, localizado em São José dos Pinhais-PR, e seus respectivos docentes, visando obter a as dificuldades, dilemas e pontos de tensão no uso do laboratório de informática. As análises apontam, principalmente, para impeditivos de infraestrutura no tocante à utilização do laboratório, tais como: equipamentos obsoletos e conexão de internet insuficiente, além do incipiente conhecimento sobre tecnologias, tanto por parte dos alunos quanto dos professores; resultados de políticas públicas de inclusão digital, interrompidas e atreladas a mandatos de governo, não havendo continuidade na troca de gestão, sendo necessário o compromisso permanente de inclusão digital e formação docente para o uso das tecnologias em ambientes escolares.

Biografia do Autor

Paulo Vinicius Tosin da Silva, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná- UFPR (2013). Especialista em Educação Especial com Ênfase em Inclusão pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR (2014). Professor de Geografia na Rede Pública Estadual de Ensino do Paraná. Realiza pesquisas nas áreas de Educação Intercultural, Educação Inclusiva, Ensino de Geografia e Tecnologias.

Paulo Ricardo Ross, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Graduado em Pedagogia Universidade Tuiuti do Paraná - UTP (1986), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (1992) e Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo - USP (1999). Professor Titular do Departamento de Planejamento e Administração Escolar - DEPLAE, da Universidade Federal do Paraná - UFPR.

Downloads

Publicado

25/04/2019

Como Citar

SILVA, P. V. T. da; ROSS, P. R. Dificuldades, dilemas e pontos de tensão no uso da tecnologia: pela formação docente e inclusão sociodigital permanente. Debates em Educação, [S. l.], v. 11, n. 23, p. 19–35, 2019. DOI: 10.28998/2175-6600.2019v11n23p19-35. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/5385. Acesso em: 20 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigos