Jogos educativos para o ensino de Química: adultos podem aprender jogando?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p649-666

Palavras-chave:

jogo didático, ensino de química, conceitos químicos

Resumo

O uso de jogos no ensino de química é uma alternativa que cresce a cada ano como uma alternativa em sala de aula para despertar o interesse dos alunos, melhorando sua aprendizagem e também a relação com o professor. Este trabalho objetiva a aplicação e análise de dois jogos didáticos em salas de aula de educação de jovens e adultos, na região metropolitana de Goiânia, avaliando sua possível eficácia em adultos, considerando-se que há resultados promissores em crianças e adolescentes. Os resultados mostram um aumento no interesse, dificuldades nas regras e competição desmedida caracterizada pela corrupção do lúdico. A análise mostra que o adulto também se diverte com um jogo didático e os conceitos científicos discutidos são expressos durante o jogo, possibilitando avaliação pelo professor.

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Biografia do Autor

Ana Flávia Souza Miranda, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Mestre em Educação em Ciências e Matemática - UFG

Licenciada em Química - UFG

Márlon Herbert Flora Barbosa Soares, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutor em Ciências (Química) - UFSCAR

Mestre em Química - UFSCAR

Licenciado em Química - UFU

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Publicado

2020-06-22

Como Citar

MIRANDA, Ana Flávia Souza; SOARES, Márlon Herbert Flora Barbosa. Jogos educativos para o ensino de Química: adultos podem aprender jogando?. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 27, p. 649–666, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n27p649-666. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/8781. Acesso em: 10 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê "Séries televisivas, games e aplicativos: entretenimento e cenários de aprendizagens"

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