A dimensão humana dos seres humanos: inclusão e complexidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p629-650

Palavras-chave:

Complexidade. Humano. Linguageiro. Transdisciplinar.

Resumo

O presente artigo, de natureza teórica, tem como objetivo discutir a dimensão humana dos seres humanas a partir das concepções teóricas do pensamento complexo em Edgar Morin. O ponto de partida é admitir a constituição humana articulada complexamente em três dimensões sendo estas a cosmológica, a biológica e a psicológica. O texto aborda a condição cósmica de um sujeito humano multidimensional fundado no pensamento complexo, este pensar nos abre para uma nova perspectiva pedagógica inclusiva que é transdisciplinar e como lentes nos possibilita vislumbrar como novos olhares os sujeitos e a sociedade. Entendemos que o processo de humanização é também um caminho possível para compreender o devir humano, não apenas do ponto de vista da espécie, mas como um ser linguageiro, singular, afetivo, político e cósmico, simultaneamente e inclusivo.

Biografia do Autor

Adalberto Duarte Pereira Filho, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Professor do curso de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas campus Arapiraca, unidade educacional Palmeira dos Índios - (UFAL), doutorando e mestre em Educação pela mesma Universidade. Membro do Grupo de Pesquisa Práticas de Aprendizagem Integradoras e Inclusivas – (GPAII). 

Maria Dolores Fortes Alves, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Professora de graduação e pós graduação da Universidade Federal de Alagoas-UFAL CEDU PPGE; Doutora e Mestre em Educação: Currículo – PUC/SP-CNPq e UB (Barcelona); Mestre em Psicopedagogia e Pedagoga – UNISA; Pós-Graduada em Distúrbios da Aprendizagem pela UBA (Buenos Aires); Especialista em Educação em Valores Humanos; líder do Grupo de Pesquisa PAII (Praticas e Aprendizagens Integradoras e Inovadoras), Pesquisadora RIES (Rede Internacional Ecologia dos Saberes), ECOTRANSD (Ecologia dos Saberes e Transdisciplinaridade – CNPq), GIAD (Grupo de Investigação e Assessoramento Didático. UB) e ADESTE (A Adversidade Esconde um Tesouro – Universidade de Barcelona); Coordenadora da RIEC-Alagoas (Rede Internacional de Escolas Criativas),; autora de diversos artigos e livros nacionais e internacionais. 

Downloads

Publicado

18/08/2020

Como Citar

PEREIRA FILHO, A. D.; FORTES ALVES, M. D. A dimensão humana dos seres humanos: inclusão e complexidade. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 28, p. 629–650, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n28p629-650. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/9861. Acesso em: 29 jan. 2023.

Edição

Seção

Dossiê "Complexidade e Transdisciplinaridade no Século XXI"