A Educação Física na formação integral e trandisciplinar do ser humano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36p90-107

Palavras-chave:

Educação Física, Complexidade, Integrar, Transdisciplinaridade

Resumo

O objetivo desse artigo é dialogar com a Educação Física que integra corpo, mente e alma, em uma metodologia transdisciplinar de educar que não fragmente o corpo humano. Fundamentamos essa conversa na teoria da complexidade e em autores que lutam pelo pensamento crítico nos processos educativos e nas aulas de educação física, sendo os principais: Alves, M.D. (2015); Darido e Oliveira (2008); Medina (1987).; Morin (2000); Sadi (2010); Suanno, J.H.S (2014,2015); Suanno, M.V. (2013). Na pesquisa de campo percorremos os caminhos da fenomenologia na intenção de entrevistar quatro professores; através de cartas, escreveram livremente sobre sua profissão e métodos de ensino, com perguntas norteadoras para que reflitissem sobre seu papel como professor em educar o corpo e mente. Concluímos que a integração da educação física com a subjetividade de praticar algum exercício físico e, em meio a tantas imposições sociais, é também uma estratégia transdisciplinar que acessar o SER de cada pessoa, como momento da prática educativa e de se conhecer e se amar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna Clara Souza Sobral, Universidade Estadual de Goiás

Pós-Doutor em Educação pela Universidade de Barcelona - UB-ES. Doutor em Educação pela Universidade Católica de Brasília - UCB-DF. Mestre Educação pela Universidad de La Habana-Cuba revalidado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC-GO. Psicólogo - PUC/GO. Psicopedagogo PUC-GO. PROFESSOR TITULAR da Universidade Estadual de Goiás. Professor Titular do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias - IELT-UEG.Editor Chefe da Revista Plurais - Anápolis-UEG. Revisor do Periódico RBEDU - Revista Brasileira de Educação - Rede Scielo. Membro do conselho editorial da Revista Plurais - Anápolis-UEG. Revisor da Revista de Administração da UEG. Membro do conselho editorial da Revista Rede Internacional de Escolas Criativas - RIEC Brasil. Membro do conselho editorial da Revista Rede Internacional de Escolas Criativas - RIEC UB-Espanha. Membro do conselho editorial da Revista Instituiciones Educativas Creativas - Barcelona-Espanha. Membro da Rede Internacional de Escolas Criativas - RIEC/UB-ES e RIEC-Brasil. Líder do Grupo de Pesquisa em Rede Internacional de Escolas Criativas - UFT-TO. Membro do Grupo de Pesquisa Ecologia dos Saberes e Transdisciplinaridade - ECOTRANSD-CNPq, coordenado pela Profa. Dra. Maria Cândida Moraes. Membro e pesquisador colaborador no projeto Docência Transdisciplinar: a complexidade de uma prática a ser construída a partir de cenários e redes de aprendizagem integrada e ecoformadora - CNPq. Membro do Grupo de Pesquisa Didaktiké - FE-UFG-CNPq. Professor, Pesquisador, Palestrante e Conferencista. Investigador sobre Criatividade, Inovação, Escolas Criativas, Ecoformação, Transdisciplinaridade e outros. Autor e coautor de vários capítulos de livros e artigos publicados nacional e internacionalmente.

Referências

ALVES, Maria Dolores Fortes - Reflexões sobre aprendizagem: de Piaget a Maturana – 2015.

BETTI, Mauro; ZULIANI, Luiz Roberto - Educação física escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas – 2002.

DARIDO, Suraya Critina; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli - Procedimentos metodológicos para o programa segundo tempo. - 2008.

MEDINA, João Paulo Subirá, Educação Fisica cuida do corpo... e “mente” – campinas – 7ª edição. 1987.

MORIN, Edgar - Os sete saberes necessários à educação do futuro – 2. ed. – UNESCO, 2000.

SADI, Renato Sampaio. Pedagogia do esporte: descobrindo novos caminhos – 2010.

SANT’ANA, Jhonnatas Vilas Boas; SUANNO, João Henrique; SABOTA. Barbra - Educação 3.0, complexidade e transdisciplinaridade: um estudo teórico para além das tecnologias – 2017.

SUANNO, João Henrique - EMOÇÃO, COGNIÇÃO E CORPOREIDADE: os sete saberes necessários à educação do futuro na sala de aula do presente1 – 2015.

SUANNO, João Henrique.- Escola criativa: o ser, suas aprendizagens, suas relações humanas e o desenvolvimento de valores. 2014.

SUANNO, Marilza Vanessa - Outra finalidade para a Educação: emerge uma didática complexa e transdisciplinar. – 2013.

Downloads

Publicado

2022-12-23

Como Citar

SUANNO, João Henrique; SOBRAL, Anna Clara Souza. A Educação Física na formação integral e trandisciplinar do ser humano. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. 36, p. 90–107, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14n36p90-107. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14320. Acesso em: 21 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Complexidade, Tessituras Educacionais e Poética Transdisciplinar

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.