Pensando sobre as TICs como recurso pedagógico: relato de uma experiência na educação física escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p212-227

Palavras-chave:

TICs. Experiência pedagógica. Educação Física.

Resumo

Esse trabalho discute o uso das TICs como instrumento pedagógico na escola, destacando suas contribuições para o processo de ensino, que acabam por potencializar a aprendizagem. Entende-se que as TICs encantam e despertam os educandos para aprender. O presente texto relata ainda uma experiência pedagógica, na qual foi elaborado um vídeo na disciplina de Educação Física com uma turma de 7º ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Anápolis-Goiás. Elenca-se que houve intensa participação dos alunos e também envolvimento de outros atores escolares como os professores de outras disciplinas. Com essa intervenção pedagógica foi possível compreender que as TICs movimentaram toda a escola e permitiram que os alunos fossem autores do processo de construção do conhecimento.

Biografia do Autor

Marcos Vinícius Guimarães de Paula, Secretaria Municipal de Ensino de Anápolis (GO)

Doutorando em Educação/UnB

Mestre em Educação, Linguagem e Tecnologias - UEG

Especialista em Mídias na Educação - UFG

Especialista em Metodologia do Ensino Fundamental - UFG

Graduação em Educação Física - ESEFFEGO/UEG

João Henrique Suanno, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Pós Doutor em Educação pela Universidade de Barcelona

Doutor em Educação pela Universidade Católica de Brasília

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Publicado

31/08/2019

Como Citar

PAULA, M. V. G. de; SUANNO, J. H. Pensando sobre as TICs como recurso pedagógico: relato de uma experiência na educação física escolar. Debates em Educação, [S. l.], v. 11, n. 24, p. 212–227, 2019. DOI: 10.28998/2175-6600.2019v11n24p212-227. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/6909. Acesso em: 9 dez. 2022.

Edição

Seção

Dossiê “Tecnologias e educação: usos, efeitos e reflexões sobre a formação no cotidiano das instituições educacionais”