EXTENSÃO NUMA BRINQUEDOTECA HOSPITALAR: INTERFACE COM A POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO

Extension in a Hospital Playroom: Interface with the National Humanization Policy.

Autores

  • Vanessa Ferry de Oliveira Soares HUPAA/EBSERH/UFAL
  • Claísa França de Lima Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL
  • Sarah Lins de Barros Moreira HUPAA/EBSERH/UFAL
  • Maria Aryssia Layanne Barbosa dos Santos Silva Universidade Federal de Alagoas - UFAL/Hospital Universitário (HU)
  • Maria Isabel Fernandes Calheiros Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Ingrid Martins Leite Lúcio Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Palavras-chave:

Brinquedoteca Hospitalar, Extensão Universitária, Política Nacional de Humanização

Resumo

Este é um relato de experiência com o objetivo de analisar as ações de uma extensão universitária realizada em uma brinquedoteca pediátrica de um hospital da Rede Ebserh e suas imbricações na aplicação da Política Nacional de Humanização no cotidiano desse serviço. A experiência aponta que a prática acadêmica agrega à formação profissional ao mesmo tempo que o contato de extensionistas com crianças assistidas na clínica pediátrica auxilia na formação e capacitação dos estudantes ao entrarem em contato com o serviço e o cotidiano hospitalar, bem como na minimização do sofrimento e no enfrentamento relacionado às incertezas geradas pelo adoecimento. Ademais, o brincar livre e protegido dos procedimentos inerentes  à hospitalização potencializa a sensação de segurança, a expressão de sentimentos, a retomada da independência dentro das capacidades do serviço e ratifica os efeitos positivos da ambiência e do acolhimento como propostas de cuidado humanizado. Nesse contexto, as reflexões desencadeadas por esta escrita corroboram quanto à importância da brinquedoteca hospitalar para o tratamento de crianças, por meio do lúdico como suspensão de realidade,  para os cuidadores, que são assistidos de maneira distintas mas com os mesmo objetivos de passar segurança e conforto diante do contexto de sofrimento de seus tutelados, e para os extensionistas voluntários desse serviço, que amplia conhecimentos sobre a dinâmica hospitalar no cotidiano, traz a reflexão da importância do brincar para crianças não só de maneira a desenvolver habilidades gerais adquiridas na infâncias, mas principalmente dentro de um contexto de sofrimento fisiológico e psíquico, e por fim a importância da aplicação da Política Nacional de Humanização dentro do serviço como ferramenta crucial de aplicação dos pilares do Sistema Único de Saúde na realidade.

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Biografia do Autor

Maria Isabel Fernandes Calheiros, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Empregada do Hospital Universitário/Ufal.

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Publicado

07-08-2024

Como Citar

Ferry de Oliveira Soares, V., França de Lima, C., Lins de Barros Moreira, S., Barbosa dos Santos Silva, M. A. L., Fernandes Calheiros, M. I., & Martins Leite Lúcio, I. (2024). EXTENSÃO NUMA BRINQUEDOTECA HOSPITALAR: INTERFACE COM A POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO: Extension in a Hospital Playroom: Interface with the National Humanization Policy. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 13(18). Recuperado de https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/14413

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