EXPLORANDO ALAGOAS: ATIVIDADES EXTENSIONISTAS PARA PROMOVER UMA AVENTURA IMERSIVA DE RPG E CULTURA LOCAL

EXPLORING ALAGOAS: EXTENSION ACTIVITIES TO PROMOTE AN IMMERSIVE RPG ADVENTURE AND LOCAL CULTURE

Autores

  • Carolina Santana Locatelli Universidade Federal de Alagoas
  • João Victor Cavalcante Pereira Universidade Federal de Alagoas
  • Maria Alessandra de Oliveira Albuquerque Universidade Federal de Alagoas
  • Layane Nascimento de Araújo Universidade Federal de Alagoas
  • Mariana Petrovana Ferreira Silva Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.28998/rexd.v23.19438

Palavras-chave:

Extensão, Cultura, Design, Jogo, Sustentabilidade

Resumo

O projeto Explorando Alagoas: uma aventura imersiva de RPG para promover a cultura local é uma iniciativa de extensão vinculada ao Programa Vivências Artísticas da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Seu objetivo é desenvolver um jogo que valorize o patrimônio cultural de Alagoas, ao mesmo tempo em que conscientiza sobre o consumo sustentável de recursos não renováveis. Para ampliar seu impacto, foram organizadas ações de extensão durante a Semana de Extensão e Cultura da UFAL (SEMAEXC, 2024), promovendo o projeto e envolvendo o público na temática proposta. Este artigo discute o processo de concepção da ideia, suas justificativas, o planejamento das ações de extensão e os resultados alcançados.

Downloads

Biografia do Autor

Carolina Santana Locatelli, Universidade Federal de Alagoas

Graduanda em Design, pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, UFAL, participante do Laboratório de Experimentação em Design e membro do projeto de extensão Explorando Alagoas: uma aventura imersiva de RPG para promover a cultura local.

João Victor Cavalcante Pereira, Universidade Federal de Alagoas

Graduando em Design, pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, UFAL, participante do Laboratório de Experimentação em Design e membro do projeto de extensão Explorando Alagoas: uma aventura imersiva de RPG para promover a cultura local.

Maria Alessandra de Oliveira Albuquerque, Universidade Federal de Alagoas

Graduanda em Design pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, UFAL, membro do projeto de extensão Explorando Alagoas: uma aventura imersiva de RPG para promover a cultura local.

Layane Nascimento de Araújo, Universidade Federal de Alagoas

professora adjunta do curso de Design da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, UFAL, Doutora em Design, coordenadora e orientadora do projeto de extensão Explorando Alagoas: uma aventura imersiva de RPG para promover a cultura local.

Mariana Petrovana Ferreira Silva, Universidade Federal de Alagoas

Professora substituta do curso de Design da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFAL, Mestranda em Ciência da Informação pela UFAL, coorientadora do projeto de extensão Explorando Alagoas: uma aventura imersiva de RPG para promover a cultura local.

Referências

ADDAMS, E.; ROLLINGS, A. Fundamentals of game design. New Jersey: Pearson, 2006.

BRANDÃO, J. P. U. Turismo e jogos eletrônicos: a ascensão mercadológica dos videogames como método alternativo de promoção turística. 2023. Monografia (Graduação em Turismo) - Escola de Direito, Turismo e Museologia, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2023.

GALLO, S. N. Jogo como elemento da cultura: aspectos contemporâneos e as modificações na experiência do jogar. Tese (doutorado em Comunicação e Semiótica), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, São Paulo, 2007.

HUIZINGA, J. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. 8 ed. São Paulo: Perspectiva, 2014.

LÖBACH, B. Design Industrial: Bases para a configuração dos produtos industriais. 1 ed. São Paulo: Edgard Blucher, 2001.

MIRANDA, G. P. de; BECKER, V.; BEZERRA, E. P. Difundindo a cultura oceânica através da aprendizagem baseada em jogos digitais. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 25, n. 1, p. 87–105, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/122391. Acesso em: 17 fev. 2024.

MORIGI, V. J. Memória, representações sociais e cultura imaterial. Revista Morpheus - Estudos Interdisciplinares em Memória Social, [S. l.], v. 8, n. 14, 2015. Disponível em: https://seer.unirio.br/morpheus/article/view/4833. Acesso em: 31 mar. 2025.

SANTOS, J. R. dos. A Boêmia de" Kingdom Come: Deliverance": jogos eletrônicos como ferramenta didática no ensino de história medieval. 2018. Monografia (graduação em História) - Instituto de Ciências Humanas, Universidade de Brasília, Brasília, 2018.

SOARES, L. O que é o sal-gema, cuja mineração está afundando Maceió?. in: Olhar digital. Maceió, 09 de dez. de 2023. Disponível em: https://olhardigital.com.br/2023/12/09/ciencia-e-espaco/o-que-e-o-sal-gema-cuja-mineracao-esta-afundando-maceio/ . Acesso em: 15 de fev de 2024.

ZIMMERMAN, E. Play as Research: the iteractive design process. In: LAUREL, B. Design Research: methods and perspectives. Cambridge: MIT Press, 2003.

Publicado

30-05-2025 — Atualizado em 03-06-2025

Versões

Como Citar

Santana Locatelli, C., Cavalcante Pereira, J. V., de Oliveira Albuquerque, M. A., Nascimento de Araújo, L., & Petrovana Ferreira Silva, M. (2025). EXPLORANDO ALAGOAS: ATIVIDADES EXTENSIONISTAS PARA PROMOVER UMA AVENTURA IMERSIVA DE RPG E CULTURA LOCAL: EXPLORING ALAGOAS: EXTENSION ACTIVITIES TO PROMOTE AN IMMERSIVE RPG ADVENTURE AND LOCAL CULTURE. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 14(23). https://doi.org/10.28998/rexd.v23.19438 (Original work published 30º de maio de 2025)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.