ESTUDO SOCIOESPACIAL DA OCUPAÇÃO TEREZA DE BENGUELA: BASES GEOGRÁFICAS PARA AÇÕES EXTENSIONISTAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
ESTUDIO SOCIOESPACIAL DE LA OCUPACIÓN TEREZA DE BENGUELA: BASES GEOGRÁFICAS PARA ACCIONES DE EXTENSIÓN DE LA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOA
DOI:
https://doi.org/10.28998/rexd.v23.19595Palavras-chave:
Território. Ocupação. Moradia. Geografia. Extensão.Resumo
O presente documento tem como proposta apresentar um estudo da área de ocupação “Tereza de Benguela” do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, em Maceió/AL, a partir da sistematização de um conjunto de dados e informações sobre a realidade espacial da comunidade. Para tanto, além dos levantamentos bibliográficos e de dados sobre a questão da moradia em Alagoas, foram realizadas atividades de diálogo e de imersão no território que possibilitaram espacializar conflitos, levantar indicadores sociais, contextualizar a localização das habitações e caracterizar áreas de uso comum, inclusive, no que se refere aos recursos ambientais disponíveis na área. Além disso, foram desenvolvidas práticas pedagógicas de formação da consciência espacial e de alfabetização geográfica, chamando a atenção para a participação ativa dos sujeitos locais nesse processo.
Downloads
Referências
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. Plano de Desenvolvimento Institucional 2013-2017. Maceió: Campus A. C. Simões, 2013. Disponível em: . Acesso: 10/09/2019.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. Consuni. Resolução nº 65 de 2014. Estabelece a atualização das diretrizes gerais das atividades de extensão no âmbito da UFAL.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.