ESTUDO SOCIOESPACIAL DA OCUPAÇÃO TEREZA DE BENGUELA: BASES GEOGRÁFICAS PARA AÇÕES EXTENSIONISTAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

ESTUDIO SOCIOESPACIAL DE LA OCUPACIÓN TEREZA DE BENGUELA: BASES GEOGRÁFICAS PARA ACCIONES DE EXTENSIÓN DE LA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOA

Autores

  • Avelar Araujo Santos Junior Universidade Federal de Alagoas
  • Alderi Santana da Silva Neto Universidade Federal de Alagoas
  • Laura Beatriz dos Santos Universidade Federal de Alagoas
  • Erickles Henrique Vieira dos Santos Universidade Federal de Alagoas
  • Lucas Santos de Oliveira Universidade Federal de Alagoas
  • Alícia Thauane da Silva Santos Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.28998/rexd.v23.19595

Palavras-chave:

Território. Ocupação. Moradia. Geografia. Extensão.

Resumo

O presente documento tem como proposta apresentar um estudo da área de ocupação “Tereza de Benguela” do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, em Maceió/AL, a partir da sistematização de um conjunto de dados e informações sobre a realidade espacial da comunidade. Para tanto, além dos levantamentos bibliográficos e de dados sobre a questão da moradia em Alagoas, foram realizadas atividades de diálogo e de imersão no território que possibilitaram espacializar conflitos, levantar indicadores sociais, contextualizar a localização das habitações e caracterizar áreas de uso comum, inclusive, no que se refere aos recursos ambientais disponíveis na área. Além disso, foram desenvolvidas práticas pedagógicas de formação da consciência espacial e de alfabetização geográfica, chamando a atenção para a participação ativa dos sujeitos locais nesse processo.

Downloads

Biografia do Autor

Avelar Araujo Santos Junior, Universidade Federal de Alagoas

 Universidade Federal de Alagoas, Pós-doutor em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2019).Doutor em Geografia pela Universidade Federal da Bahia.

Alderi Santana da Silva Neto, Universidade Federal de Alagoas

Universidade Federal de Alagoas, IGDEMA/UFAL Docente em graduação de Geografia.

Laura Beatriz dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Universidade Federal de Alagoas, IGDEMA/UFAL. Graduanda em  Geografia.

Erickles Henrique Vieira dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Alagoas (2019) e graduando  de Bacharelado em Geografia.

Lucas Santos de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas

Graduando em geografia bacharelado no Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente na Universidade Federal de Alagoas

Alícia Thauane da Silva Santos, Universidade Federal de Alagoas

Graduanda em Geografia (Bacharelado) pelo Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente - IGDEMA na Universidade Federal de Alagoas - UFAL.

Referências

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. Plano de Desenvolvimento Institucional 2013-2017. Maceió: Campus A. C. Simões, 2013. Disponível em: . Acesso: 10/09/2019.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS. Consuni. Resolução nº 65 de 2014. Estabelece a atualização das diretrizes gerais das atividades de extensão no âmbito da UFAL.

Publicado

09-06-2025

Como Citar

Araujo Santos Junior, A., Santana da Silva Neto, A., Beatriz dos Santos, L., Henrique Vieira dos Santos, E., Santos de Oliveira, L., & Thauane da Silva Santos, A. (2025). ESTUDO SOCIOESPACIAL DA OCUPAÇÃO TEREZA DE BENGUELA: BASES GEOGRÁFICAS PARA AÇÕES EXTENSIONISTAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS: ESTUDIO SOCIOESPACIAL DE LA OCUPACIÓN TEREZA DE BENGUELA: BASES GEOGRÁFICAS PARA ACCIONES DE EXTENSIÓN DE LA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOA. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 14(23). https://doi.org/10.28998/rexd.v23.19595

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.