A educação infantil no contexto da Base Nacional Comum Curricular: em defesa das crianças como seres da natureza, herdeiras das tradições culturais brasileiras

Maria Luiza Rodrigues Flores, Léa Tiriba

Resumo


O artigo traz ao debate a posição de autores que questionam o estabelecimento de uma Base Nacional Comum Curricular (SILVA, 2000; MACEDO, 2003; 2014; CORAZZA, 2016) e, a partir de documentos legais vigentes para a Educação Infantil, ratifica uma concepção curricular que tenha como eixo as interações e a brincadeira (BRASIL, 2009). A seguir, critica, nas versões primeiras da Base, a exclusividade de referências paradigmáticas ocidentais, em detrimento de visões de mundo de povos e comunidades tradicionais brasileiras (CRUZ, 2012; SANTOS, 2001), especialmente no que se refere a relações entre Natureza e seres humanos. Ao final, defende o respeito à condição biofílica das crianças (SPINOZA, 2009) como pressuposto para o desenvolvimento de uma perspectiva ecológica desde a Educação Infantil.


Palavras-chave


Base Nacional Curricular Comum, educação infantil, relações entre seres humanos e natureza

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