Os modos de ser estar e os saberes fazeres da docência atravessados pelas “parcerias” público-privado na Rede Pública de Ensino Municipal do agreste de Pernambuco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEspp610-623

Palavras-chave:

“Parceria” público-privada. Profissionalidade docente. Saberesfazeres.

Resumo

Os docentes têm sido afetados por políticas que tem criado condições adversas a sua experiência e à escola. Neste artigo, problematizamos o desenvolvimento da profissionalidade do professorado e equipe gestora, considerando a adesão, de escolas municipais do Agreste de Pernambuco, a programas educacionais privados. As questões envolvendo a docência indica, que os modos de ser, estar e fazer dos docentes tem sido afetados por práticas que se instituem na escola a partir de sua adesão aos programas e por sua vez, pressionam a equipe gestora para uma profissionalidade ancorada em aspectos administrativos distanciados das questões pedagógicas. Os professores tem sua autonomia afetada, e ambos são afastados pelas propostas dos projetos das especificidades da escola.

Biografia do Autor

Carla Patricia Acioli Lins, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestre em Educação e Doutora em Sociologia. Professora do Curso de Pedagogia do Núcleo de Formação Docente – Centro Acadêmico do Agreste/ UFPE. Atualmente trabalha com os componentes curriculares: Fundamentos Sociológicos da Educação, Gestão Escolar e Pesquisa de Campo em Ciências Sociais e Humanas. Integra o grupo de pesquisa Discursos e Práticas Educativas. Possui experiência na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, saberes e processos de profissionalização docente em contextos de mudanças sociais.

Darlene Eugênia de Moura Campos, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea da Linha de Pesquisa Docência, Ensino e Aprendizagem na Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste.

Downloads

Publicado

10/12/2020

Como Citar

ACIOLI LINS, C. P.; CAMPOS, D. E. de M. Os modos de ser estar e os saberes fazeres da docência atravessados pelas “parcerias” público-privado na Rede Pública de Ensino Municipal do agreste de Pernambuco. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. Esp, p. 610–623, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12nEspp610-623. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10123. Acesso em: 19 out. 2021.

Edição

Seção

Dossiê "Políticas, concepções e práticas de currículo, formação e avaliação"