Os modos de ser estar e os saberes fazeres da docência atravessados pelas “parcerias” público-privado na Rede Pública de Ensino Municipal do agreste de Pernambuco
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEspp610-623Palavras-chave:
“Parceria” público-privada. Profissionalidade docente. Saberesfazeres.Resumo
Os docentes têm sido afetados por políticas que tem criado condições adversas a sua experiência e à escola. Neste artigo, problematizamos o desenvolvimento da profissionalidade do professorado e equipe gestora, considerando a adesão, de escolas municipais do Agreste de Pernambuco, a programas educacionais privados. As questões envolvendo a docência indica, que os modos de ser, estar e fazer dos docentes tem sido afetados por práticas que se instituem na escola a partir de sua adesão aos programas e por sua vez, pressionam a equipe gestora para uma profissionalidade ancorada em aspectos administrativos distanciados das questões pedagógicas. Os professores tem sua autonomia afetada, e ambos são afastados pelas propostas dos projetos das especificidades da escola.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Neste tipo de licença é permitido o download e compartilhamento dos conteúdos licenciados desde que sejam atribuídos os devidos créditos ao autor. Não podem ser feitas modificações e nem utilizar o conteúdo para fins comerciais.