O uso da calculadora gráfica GeoGebra em dispositivos móveis para o ensino de funções reais: um olhar para as publicações no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEsp2p315-327

Palavras-chave:

Dispositivos móveis, Calculadora Gráfica GeoGebra, Ensino de funções reais.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar um levantamento das publicações no Brasil que abordam “O uso da Calculadora Gráfica GeoGebra em dispositivos móveis para o ensino de funções reais”. Para tal, foram analisadas as publicações de 2013 a 2019 disponíveis em três bases de dados, a saber: O portal de periódicos CAPES; Scielo e o Google Acadêmico. As buscas foram feitas utilizando a combinações dos descritores “Ensino”, “Função” e ''GeoGebra Graphing Calculator”. A metodologia utilizada possui uma abordagem qualitativa e o procedimento metodológico se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica no modelo da metassíntese qualitativa proposto por Matheus (2009). As pesquisas analisadas apontaram que a Calculadora Gráfica-GeoGebra contribui para o ensino aprendizagem de funções em virtude do recurso de visualização gráfica, com isso estimula a participação e a cooperação dos estudantes nas aulas de matemática de modo que os mesmos sejam construtores das suas próprias aprendizagens.

Biografia do Autor

Joilson Ferreira de Carvalho, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação Scricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus de Barra do Bugres -MT.

Daise Lago Pereira Souto, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista “Júlio, de Mesquita Filho” – UNESP, Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso e Membro associado do Grupo de Pesquisa em Informática Outras Mídias e Educação Matemática – GPIMEM - UNESP – Rio Claro.

William Vieira Gonçalves, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Doutor em Educação Para as Ciências pela UNESP – Bauru/SP. Professor Adjunto, lotado na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Barra do Bugres - MT.

Downloads

Publicado

30/12/2020

Como Citar

CARVALHO, J. F. de; SOUTO, D. L. P.; GONÇALVES, W. V. O uso da calculadora gráfica GeoGebra em dispositivos móveis para o ensino de funções reais: um olhar para as publicações no Brasil. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. Esp2, p. 315–327, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12nEsp2p315-327. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10464. Acesso em: 8 dez. 2021.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)