Diagnóstico do acesso e uso de tecnologias digitais para ofertas de disciplinas remotas como estratégia de mitigação da Pandemia COVID-19 na Universidade Federal do Amazonas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p800-825

Palavras-chave:

Cibercultura, Virtualização, Ambiente Virtual de aprendizagem, Inclusão tecnológica

Resumo

A implementação de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) na Universidade Federal XXXX  depende de um diagnóstico que garanta, dentre outras coisas, o acesso pelos discentes e as competências de utilização dos docentes. A pesquisa foi realizada entre abril e agosto de 2020, durante a pandemia, por meio de formulário eletrônico, por 681 alunos e 69 professores. Apesar da baixa renda familiar, os discentes possuem acesso aos recursos tecnológicos que garantiriam a continuidade das ações acadêmicas remotamente, e os docentes podem ser divididos em três perfis quanto ao uso das TDIC: explorador, especialista e líder. A implementação das TDIC é um desejo de toda a comunidade acadêmica.

Biografia do Autor

João Victor Figueiredo Cardoso Rodrigues, Universidade Federal do Amazonas

Possui graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2006), mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2009) e doutorado sanduiche em Ciências de Florestas Tropicais pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e Universidade da Califórnia - Berkeley (2013). Atualmente é professor Adjunto IV da Universidade Federal do Amazonas e Coordenador Pedagógico de Graduação do Centro de Educação a Distância. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Ecofisiologia Vegetal.

Selma Maria Silva do Nascimento, Universidade Federal do Amazonas

Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Federal do Amazonas (1994), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2005). Doutorado em Educação (2017), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ Faculdade de Educação/Programa de Pós-Graduação em Educação. Atua na Coordenação de Pós-Graduação do Centro de Educação a Distância/UFAM, desenvolvendo ações voltadas para a formação continuada de professores e gestores. Atua no ensino de graduação presencial, com ênfase na disciplina Didática Geral. Pesquisadora na área de tecnologias digitais voltadas para a formação de professores na cultura digital.

Jurandir Moura Dutra, Universidade Federal do Amazonas

Possui graduação em Administração, Mestrado em Clima e Ambiente pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA (2012) e Doutorado em Ciências Ambientais e Sustentabilidade na Amazônia - UFAM (2018). É professor de carreira da Universidade Federal do Amazonas - UFAM ministrando disciplinas do curso de administração na modalidade presencial e a distância. É professor colaborador do Mestrado Profissionalizante em Gestão de Áreas Protegidas do INPA. Já atuou como gestor da qualidade na Superintendência Municipal de Transportes Coletivos e atuou, também, como Diretor Operacional da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, ambos em Manaus. Foi Diretor do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas da estrutura da Pro-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFAM. Tem experiência na área de gestão, com ênfase em Planejamento e Mobilidade Urbana, Emissões de Gases e Qualidade do Ar, Gestão Social, de Pessoas e Ambiental.

Downloads

Publicado

26/06/2021

Como Citar

RODRIGUES, J. V. F. C.; NASCIMENTO, S. M. S. do; DUTRA, J. M. Diagnóstico do acesso e uso de tecnologias digitais para ofertas de disciplinas remotas como estratégia de mitigação da Pandemia COVID-19 na Universidade Federal do Amazonas. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 31, p. 800–825, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n31p800-825. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/11444. Acesso em: 23 set. 2021.

Edição

Seção

Dossiê "Múltiplas Perspectivas e Experiências no Ensino Remoto"