Evasão no ensino superior brasileiro

conceito, mensuração, causas e consequências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n35p294-314

Palavras-chave:

Evasão, Ensino superior, Mensuração da evasão.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo discutir a evasão no ensino superior na perspectiva de seu conceito, mensuração, causas e consequências. Trata-se de um estudo bibliográfico de natureza exploratória. Constatou-se que a evasão no ensino superior ainda padece de maior precisão no seu cálculo e conceito. Entre as causas da evasão, destaque para os fatores financeiros, acadêmicos e aspectos psicológicos e individuais. A busca de alternativas para redução dos índices de evasão estudantil ocupa de longa data as agendas institucionais e governamentais e produz políticas públicas com resultados ainda aquém dos perspectivados. Conclui-se que a diminuição efetiva dos índices de evasão acontecerá apenas com a melhora nas condições de permanência dos estudantes.

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Biografia do Autor

Cidmar Ortiz dos Santos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Medianeira

Graduação em Administração de Empresas pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná, Administração Pública pelo Instituto Federal do Paraná e Ciências Contábeis pela Unicesumar. Especialização em Sistemas de Informação pela Faculdade de Administração e Economia e Metodologia do Ensino Superior Faculdades OPET. Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Doutorando em Ensino de Ciências e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Ponta Grossa.

Luiz Alberto Pilatti, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Ponta Grossa

Professor Titular na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Diretor-Geral do Câmpus Ponta Grossa (2004-2012), Vice-Reitor (2012-2016) e Reitor (2016-2020) da UTFPR. Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Está vinculado aos Programas de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) e Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT) no Câmpus Ponta Grossa. Bolsista de Produtividade em Pesquisa - CNPq, comitê Educação.

Roberto Bondarik, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Cornélio Procópio

Professor Titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Cornélio Procópio, desde 1995; Doutor em Engenharia de Produção (CAPES-Conceito 4), pela UTFPR (2018), Mestre em Engenharia de Produção (CAPES-Conceito 4), pela UTFPR (2007); Graduado e Licenciado em História e Geografia pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Jacarezinho, Paraná (1991), atual Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP); Membro da Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC); da Associação Paranaense de Engenharia de Produção (APREPRO); Sócio instituidor da Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico da UTFPR (FUNTEF), e; Academia de Letras, Artes e Ciências de Cornélio Procópio, Paraná (ALLACOP), ocupando a cadeira de número 03; Membro, em Cornélio Procópio, do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência.

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Publicado

2022-08-31

Como Citar

SANTOS, Cidmar Ortiz dos; PILATTI, Luiz Alberto; BONDARIK, Roberto. Evasão no ensino superior brasileiro: conceito, mensuração, causas e consequências. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. 35, p. 294–314, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14n35p294-314. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12555. Acesso em: 23 jul. 2024.

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