O curso de Pedagogia no Brasil e a formação do pedagogo em perspectiva histórica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16165

Palavras-chave:

Curso de Pedagogia, Formação do Pedagogo, Diretrizes Curriculares

Resumo

O presente estudo, de caráter bibliográfico e de análise documental, considera o percurso histórico do curso de Pedagogia no Brasil. Busca compreender o direcionamento do processo formativo e a sua organização curricular para a formação do pedagogo. A análise do percurso histórico do Curso conclui pela ênfase das chamadas Ciências ou Fundamentos da Educação nos modelos formativos, em detrimento da própria Pedagogia enquanto campo científico que embase epistemologicamente a Pedagogia como curso.

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Biografia do Autor

João Francisco Lopes de Lima, Universidade Federal do Acre (UFAC)

Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense, com pós-doutoramento pela Universidade do Porto, em Portugal. 

Docente do Centro de Educação, Letras e Artes da Universidade Federal do Acre. Atua no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/Ufac) e no Mestrado Profissional em Filosofia (ProfFilo/Ufac). Atua também como docente no Curso de Pedagogia e demais licenciaturas.

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Publicado

2024-02-08

Como Citar

LIMA, João Francisco Lopes de; CARVALHO, Juscineia dos Santos Delfino de. O curso de Pedagogia no Brasil e a formação do pedagogo em perspectiva histórica. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e16165, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16165. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/16165. Acesso em: 9 out. 2024.

Edição

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Artigos