ALFABETIZAÇÃO E DITATURA MILITAR: RELAÇÃO ENTRE A CARTILHA E OS MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Cristiane Lumertz Klein Domingues FAPA
  • Sintia Faé Ebert

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2015v7n14p103

Palavras-chave:

Alfabetização. Cartilha/Manual. Ditadura Militar.

Resumo

Apresenta-se nesse artigo uma abordagem sobre as cartilhas usadas na época da Ditadura Militar, no processo de alfabetização, em especial o manual do professor, de Branca Alves de Lima (1948), destacando o método sintético e analítico. O trabalho de estudo descreve sobre a relação que existe entre a proposta contida nas cartilhas de alfabetização com o período da Ditadura Militar, tentando entender, através de uma pesquisa qualitativa, se o método sintético e analítico está ligado a postura política dessa época. Para isso foram entrevistados dois indivíduos alfabetizados nesse período, que responderam a um questionário que abordou as seguintes temáticas: métodos de alfabetização, recursos utilizados e concepção de escola e ensino. Os resultados obtidos sugerem que o uso do método aplicado nas cartilhas possui relação com o momento histórico em que ele foi fortemente utilizado nas escolas do país para alfabetizar os alunos.

Biografia do Autor

Cristiane Lumertz Klein Domingues, FAPA

Possui Doutorado (2011) e Mestrado (2008) em Letras, área de concentração em Teoria da Literatura Infantil, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Graduação em Pedagogia (1993) e Especialização em Leirura: teoria e práxis, pela Faculdade Porto-Alegrense, onde leciona, nos níveis de graduação e pós graduação, as disciplinas de Teoria e Prática Metodológica de Leitura e Escrita I e II, Prática Educativa nos Anos Iniciais e Construção da Linguagem Escrita. Alfabetizadora por 15 anos, experiência no Ensino Fundamental e Educação Infantil. Desenvolve estudos nas áreas da alfabetização, linguagem, literatura infantil  e formação docente.

Email: cristianedomingues@fapa.com.br

Sintia Faé Ebert

Professora do curso de Pedagogia da PUCRS.

Downloads

Publicado

22/12/2015

Como Citar

DOMINGUES, C. L. K.; EBERT, S. F. ALFABETIZAÇÃO E DITATURA MILITAR: RELAÇÃO ENTRE A CARTILHA E OS MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO. Debates em Educação, [S. l.], v. 7, n. 14, p. 103, 2015. DOI: 10.28998/2175-6600.2015v7n14p103. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/1758. Acesso em: 26 out. 2021.

Edição

Seção

Artigos