NA BUSCA DE LER PARA SER EM AULAS DE QUÍMICA: UMA BREVE APRESENTAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n20p308

Palavras-chave:

Ensino de Química. Leitura. Ensino médio.

Resumo

Este texto é uma resenha da obra da educadora Cristhiane Carneiro Cunha Flôr intitulada "Na busca de LER para SER em aulas de química". A importância deste livro se expressa na compreensão de como se dá a produção de sentidos para a Química a partir da leitura, bem como pela forma que os estudantes se veem enquanto leitores. As relações entre os leitores de Química com os mais diversos tipos de textos (literário, enciclopédicos, de divulgação científica, originais de cientistas etc.) é reforçada sobre a necessidade de considerarmos a leitura como um elemento essencial para todos os envolvidos com o Ensino de Química.  

Biografia do Autor

Bruno Silva Leite, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Professor de Química e de Tecnologias no Ensino de Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Licenciado em Química (2008) e mestre no Ensino de Ciências (2011) pela UFRPE e Doutor em Química Computacional (2016) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Tem experiência na área de Química e Ensino de Química: Em Química desenvolve pesquisas em Astroquímica e Química Computacional; Em Ensino de Química pesquisas sobre a aplicação das Tecnologias no Ensino, atuando nos seguintes temas: Recursos Didáticos Digitais, Web 2.0, Podcast, PLE, Hipermídia educacional, Vídeos Didáticos, processos de ensino e aprendizagem, estratégias didáticas e ambientes virtuais de aprendizagem. Coordena o Laboratório para Elaboração e Utilização de Tecnologias no Ensino de Química (LEUTEQ), o Grupo de pesquisa InPraMEQ (Investigação de Práticas Metodológicas no Ensino de Química) e é professor colaborador do Núcleo SEMENTE (Sistemas para Elaboração de Materiais Educacionais com o uso de novas Tecnologias) do Departamento de Química da UFRPE.

Downloads

Publicado

29/04/2018

Como Citar

LEITE, B. S. NA BUSCA DE LER PARA SER EM AULAS DE QUÍMICA: UMA BREVE APRESENTAÇÃO. Debates em Educação, [S. l.], v. 10, n. 20, p. 308, 2018. DOI: 10.28998/2175-6600.2018v10n20p308. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/3899. Acesso em: 28 jan. 2023.

Edição

Seção

Resenhas