Definindo ecossistema de aprendizagem digital em rede: percepções de professores envolvidos em processos de formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n22p107-120

Palavras-chave:

Ecossistemas Digitais, Tecnologias, Pedagogia.

Resumo

Numa nova era digital, móvel, leve e líquida, num mundo estruturado de uma forma complexa, ubíquo e híbrido, onde coabitam o analógico e o digital, o real e o virtual, o humano e a máquina, o offline e o online, do reconhecimento de que vivemos numa nova ordem social, cultural, econômica, política e da vertiginosa evolução das tecnologias deparamo-nos com a necessidade de focar a discussão na construção de novos espaços de aprendizagem, como os ecossistemas digitais em rede. São as percepções dos professores em processo de formação relativamente à importância dos ecossistemas digitais em rede que analisamos neste texto.

Biografia do Autor

José António Marques Moreira, Universidade Aberta (UAb – Portugal)

Doutorado em Ciências da Educação, Universidade de Coimbra.

Professor Auxiliar no Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta.

Rosa Maria Rigo, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Escola de Humanidades- Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/RS

Downloads

Publicado

21/12/2018

Como Citar

MOREIRA, J. A. M.; RIGO, R. M. Definindo ecossistema de aprendizagem digital em rede: percepções de professores envolvidos em processos de formação. Debates em Educação, [S. l.], v. 10, n. 22, p. 107–120, 2018. DOI: 10.28998/2175-6600.2018v10n22p107-120. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/5303. Acesso em: 28 jan. 2023.

Edição

Seção

Dossiê "Educação Matemática, Mobilidade e Cibercultura em contextos de ensino e de aprendizagem: dilemas e desafios"