Aprendizagem e práticas de escrita de alunos do curso de Letras da Universidade Federal do Ceará em interação on-line

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p14-28

Palavras-chave:

Palavras-chave, Interações Sociais. Meio digital. Escrita.

Resumo

Analisa as práticas de escrita de alunos do Curso de Letras/UFC em interação on-line no contexto de suas aprendizagens. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa com abordagem etnográfica em quatro momentos: a) acompanhamento dos alunos em suas aulas; b) análise da elaboração de projetos de pesquisa no Google Drive; c) observação dos escritos no Facebook; d) e conversas, para integração de saberes. As análises focaram a escrita no meio digital associadas ao conceito de interação social de Goffman (2012). Como principais resultados, observou-se que no Curso de Letras, permeiam valores específicos acerca da aprendizagem na escrita na medida em que as interações sociais on-line e off-line, que mediam essa aprendizagem, circunscrevem o funcionamento das hierarquias institucionais e, como decorrência disso, as práticas de escritas formais em detrimento de dimensões informais e interações menos hierarquizadas entre os alunos.

Biografia do Autor

Alcides Fernando Gussi, Universidade Federal do Ceará (UFC)


Antropólogo e Doutor em Educação pela UNICAMP. Professor do Departamento de Estudos Interdisciplinares do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará (UFC). Corpo docente permanente dos Eixos de Pesquisa "Antropologia da Educação" e "Educação e Tecnologias Digitais" do Programa de Pós-Graduação em Educação  Brasileira/UFC.

Ellen Lacerda Carvalho Bezerra, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialização em Língua Portuguesa e Literatura. Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora da Rede Estadual do Ceará. Professora do Centro Universitário Christus (Unichristus). 

Referências

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Publicado

31/08/2019

Como Citar

GUSSI, A. F.; BEZERRA, E. L. C. Aprendizagem e práticas de escrita de alunos do curso de Letras da Universidade Federal do Ceará em interação on-line. Debates em Educação, [S. l.], v. 11, n. 24, p. 14–28, 2019. DOI: 10.28998/2175-6600.2019v11n24p14-28. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/7044. Acesso em: 2 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos