Avaliação de processos de gestão em um Instituto Federal: uma análise a partir do desenvolvimento do estágio – (des)conexão entre ensino e extensão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEspp572-590

Palavras-chave:

Gestão por processos. Avaliação institucional. Cultura organizacional.

Resumo

O artigo aborda a complexidade em gerir uma instituição de ensino sob a perspectiva hierarquizada. Tem por base em um estudo de caso realizado em um Instituto Federal, onde a recolha dos dados concretizou-se por meio da avaliação do modelo de gestão a partir da aplicação de questionário semi-estruturados com servidores envolvidos em atividades administrativas; mapeamento de processos da área de ensino e extensão; observações sobre as atividades desenvolvidas nos setores. Os dados recolhidos foram tratados e analisados através do software SPSS e software livre Bizagi. Recorreu-se ainda à análise documental. O estudo apontou que desconsiderar uma gestão com base em processos aumentam as possibilidades de (des)conexões entre ensino e extensão, comprometendo a razão de existir desta instituição

Biografia do Autor

Paulo Marinho, Universidade do Porto (UP – Portugal)

Doutor em Ciências da Educação, Professor visitante no Programa de Pós Graduação em Educação na Universidade Federal de Alagoas (2015-2019), Brasil e Investigador do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), Portugal. Membro da Comunidade de Prática de Investigação - Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias Educativas (CAFTe/CIIE/FPCEUP

Rodrigo de Melo Lucena, Instituto Federal de Alagoas (IFAL)

Mestrado pela Universidade Federal de Pernambuco é Professor do Instituto Federal de Alagoas com Dedicação Exclusiva (campus Marechal Deodoro) e Diretor de Ensino. Acumula experiência em instituições públicas e privadas na área de ensino, planejamento estratégico, reestruturação organizacional e gestão por processos, Coordenou projetos de reestruturação das contas públicas do estado de Alagoas.

Vanda Figueredo Cardoso, Instituto Federal de Alagoas (IFAL)

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas. Pedagoga no Instituto Federal de Alagoas  e Coordenadora Sistêmica do PROEJA no IFAL (2012/2013). Membro do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação Profissional e Tecnológica (GPEPT/ IFAL).

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Publicado

10/12/2020

Como Citar

MARINHO, P.; LUCENA, R. de M.; CARDOSO, V. F. Avaliação de processos de gestão em um Instituto Federal: uma análise a partir do desenvolvimento do estágio – (des)conexão entre ensino e extensão. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. Esp, p. 572–590, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12nEspp572-590. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/9699. Acesso em: 3 dez. 2021.

Edição

Seção

Dossiê "Políticas, concepções e práticas de currículo, formação e avaliação"