Uma reflexão sobre as diferentes abordagens pedagógicas e a finalidade das atividades experimentais no campo do Ensino de Ciências da Natureza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p349-364

Palavras-chave:

Investigação, Demonstração, Verificação, Laboratório

Resumo

Nesse artigo buscamos discutir sobre as abordagens e a finalidade do ensino experimental, a fim de ampliar as possibilidades de trabalho docente com atividades experimentais no campo educacional. A metodologia que adotamos constou da leitura prévia de seis artigos científicos relacionados ao tema, os quais foram lidos, analisados e sintetizados em mapas conceituais. Identificamos que as atividades experimentais pedagógicas são classificadas em demonstrativas, verificativas e investigativas, e que ainda podem ser divididas em abertas ou fechadas, critério que varia de acordo com o nível instrucional. No que se refere à finalidade, é consenso que as atividades experimentais didáticas possuem desígnios diferentes das atividades experimentais científicas. Concluímos que o ensino experimental é um campo diversificado, o que torna relevante o desenvolvimento de pesquisas que visem contribuir com o conhecimento docente no sentido de possibilitar a ampliação da visão dos professores acerca dessa vertente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Pereira do Prado Dias, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2018). Atualmente é mestrando no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PPEC) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Brenda Tavella Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Possui graduação em Química pela Universidade Estadual de Goiás(2016) e atualmente é mestranda em Ensino de Ciências na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Maria Inês de Affonseca Jardim, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Graduada em Física pela Universidade Estadual de Londrina (1979) e mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (1996). Doutora em Educação pela UFMS. Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

Airton José Vinholi Júnior, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

É licenciado e bacharel em Ciências Biológicas, Mestre em Ensino de Ciências e Doutor em Educação pela UFMS. É docente no Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Ensino de Ciências da UFMS, por meio de cooperação técnica IFMS-UFMS. Também é docente do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IFMS.

Downloads

Publicado

2020-08-18

Como Citar

DIAS, Daniel Pereira do Prado; OLIVEIRA, Brenda Tavella; JARDIM, Maria Inês de Affonseca; VINHOLI JÚNIOR, Airton José. Uma reflexão sobre as diferentes abordagens pedagógicas e a finalidade das atividades experimentais no campo do Ensino de Ciências da Natureza. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 28, p. 349–364, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n28p349-364. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/9874. Acesso em: 6 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.