Análise matemática e realidade aumentada: um estudo no ensino superior em Portugal
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n22p271-283Palavras-chave:
Realidade Aumentada, conteúdos tridimensionais, tecnologias da informação e comunicação (TIC), estudantes de ensino superior, ensino e aprendizagem da matemáticaResumo
Neste texto, começamos por definir Realidade Aumentada (RA), enquadrando-a nas tecnologias tridimensionais, referindo a sua importância e atualidade. Depois, num breve estado da arte, apresentamos um mapeamento a partir de estudos que focam a RA em contextos educacionais, nomeadamente no ensino superior e no domínio da matemática.
Posteriormente, descrevemos parte do estudo desenvolvido no âmbito do trabalho de doutoramento “As Tecnologias Tridimensionais como contributo para a aprendizagem da Matemática no Ensino Superior”, que teve como objetivo principal contribuir para uma compreensão mais profunda de como as tecnologias tridimensionais podem potenciar o ensino e a aprendizagem da Matemática, no contexto nacional do ensino superior, em particular na área das engenharias.
Da análise dos nossos dados e resultados, foi possível concluir que os desafios que se colocam hoje ao nível dos métodos de ensino, da aquisição e consequente consolidação do conhecimento podem ser em parte (cor)respondidos com a aplicação de tecnologias disponíveis, como a RA, que permitam uma compreensão mais completa dos conteúdos, levando à endogeneização de conhecimento e também à internalização de competências com bases mais sólidas.
Warning: file_put_contents(): Only -1 of 23 bytes written, possibly out of free disk space in /var/www/sites-maceio/institucional/ufal/seer/lib/pkp/classes/cache/FileCache.inc.php on line 90
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Neste tipo de licença é permitido o download e compartilhamento dos conteúdos licenciados desde que sejam atribuídos os devidos créditos ao autor. Não podem ser feitas modificações e nem utilizar o conteúdo para fins comerciais.