Análise matemática e realidade aumentada: um estudo no ensino superior em Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n22p271-283

Palavras-chave:

Realidade Aumentada, conteúdos tridimensionais, tecnologias da informação e comunicação (TIC), estudantes de ensino superior, ensino e aprendizagem da matemática

Resumo

Neste texto, começamos por definir Realidade Aumentada (RA), enquadrando-a nas tecnologias tridimensionais, referindo a sua importância e atualidade. Depois, num breve estado da arte, apresentamos um mapeamento a partir de estudos que focam a RA em contextos educacionais, nomeadamente no ensino superior e no domínio da matemática.

Posteriormente, descrevemos parte do estudo desenvolvido no âmbito do trabalho de doutoramento “As Tecnologias Tridimensionais como contributo para a aprendizagem da Matemática no Ensino Superior”, que teve como objetivo principal contribuir para uma compreensão mais profunda de como as tecnologias tridimensionais podem potenciar o ensino e a aprendizagem da Matemática, no contexto nacional do ensino superior, em particular na área das engenharias.

Da análise dos nossos dados e resultados, foi possível concluir que os desafios que se colocam hoje ao nível dos métodos de ensino, da aquisição e consequente consolidação do conhecimento podem ser em parte (cor)respondidos com a aplicação de tecnologias disponíveis, como a RA, que permitam uma compreensão mais completa dos conteúdos, levando à endogeneização  de conhecimento e também à internalização de competências com bases mais sólidas.  

Biografia do Autor

Teresa Cardoso, Universidade Aberta, Portugal

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas,  variante de Estudos Franceses e Ingleses,  ramo de formação educacional, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Portugal). Doutorada em Didáctica pelo Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa - atual Departamento de Educação e Psicologia - da Universidade de Aveiro (Portugal). Docente da Universidade Aberta no Departamento de Educação e Ensino a Distância, onde leciona em cursos de graduação e pós-graduação. Tem colaborado em projetos de I&D da UID-FCT nº 4372 LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning da Universidade Aberta (Portugal), de que é coordenadora científica. É formadora creditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua do Ministério da Educação (Portugal).

Downloads

Publicado

21/12/2018

Como Citar

CARDOSO, T.; COIMBRA, T.; MATEUS, A. Análise matemática e realidade aumentada: um estudo no ensino superior em Portugal. Debates em Educação, [S. l.], v. 10, n. 22, p. 271–283, 2018. DOI: 10.28998/2175-6600.2018v10n22p271-283. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/5457. Acesso em: 16 ago. 2022.

Edição

Seção

Dossiê "Educação Matemática, Mobilidade e Cibercultura em contextos de ensino e de aprendizagem: dilemas e desafios"