A contribuição da alfabetização/letramento nas subjetividades de sujeitos com deficiência intelectual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEspp57-78

Palavras-chave:

Deficiência intelectual, Alfabetização/letramento, Subjetividade

Resumo

A centralidade da língua escrita na constituição intersubjetiva em sociedades grafocêntricas/desiguais e sua não apropriação por sujeitos com deficiência intelectual motivaram a análise das contribuições da alfabetização/letramento na ressignificação de subjetividades. A pesquisa sócio-histórica, com análise microgenética de episódios interativos, constatou a apropriação de estratégias metacognitiva/culturais/socioafetivas que impulsionaram a ressignificação das subjetividades conformistas em subjetividades afirmativas, quando do protagonismo letrado destes sujeitos na prática letrada. Houve a desnaturalização da ideologia da deficiência, importante condição à construção de escolas/sociedades acolhedoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Roberta da Mota Rocha, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Possui graduação em Graduação Em Licenciatura Plena Em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993) e doutorado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2002), com doutorado sanduíche na Université Laval- Canadá. Atualmente é professora titular da Universidade Federal da Paraíba e professor da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Alfabetização e Letramento, atuando principalmente nos seguintes temas: escolaridade do portador da apae/cg, formação continuada de pais e professores, apropriação da língua escrita, currículo e mediação pedagógica.

Cleonice Maria de Lima Oliveira, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFCG. Graduada em PEDAGOGIA pela Universidade Estadual da Paraíba. Conclui a especialização em Psicopedagogia pela Faculdades Integradas de Patos-FIP e Especialização em Educação Especial - Formação Continuada de Professores em Atendimento Educacional Especializado-AEE, pela Universidade Federal do Ceará-UFC. Vínculo institucional com a APAE-CG, atuando como professora de alunos em situação de deficiência e posteriormente Consultora Educacional . Atualmente atua como servidora pública municipal do Ensino Fundamental I de Aroeiras-PB e coordenadora pedagógica no Centro Especializado em Aprendizagem_INCLUIR de Queimadas-PB . Integra o Grupos de Pesquisa, Tecnologias, Educação, Mídias e Artes - GPTEMA - como pesquisadora colaboradora da UEPB e o Grupo de pesquisa Praticas Educativas e Letramento pela UFCG.

Downloads

Publicado

2020-12-10

Como Citar

MOTA ROCHA, Silvia Roberta da; OLIVEIRA, Cleonice Maria de Lima. A contribuição da alfabetização/letramento nas subjetividades de sujeitos com deficiência intelectual. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. Esp, p. 57–78, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12nEspp57-78. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/9884. Acesso em: 21 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê "Ensinar a ler e a escrever: múltiplos contextos e perspectivas"

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.