Leitura e formação docente: implicações para a construção do aluno leitor
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEspp154-171Palavras-chave:
Avaliação. Leitura. Formação DocenteResumo
O texto apresenta os resultados oriundos de pesquisa que analisou as mudanças ocorridas para a construção do aluno leitor, no âmbito das políticas públicas, por meio dos programas de formação continuada de professores alfabetizadores. Trata-se de pesquisa documental realizada a partir de dados levantados nos documentos oficiais do PNAIC sobre a elaboração da matriz de referência, das escalas de leitura para mensurar os resultados alcançados. Contou com análises sobre o teste de leitura na ANA nas três edições, nos quatros níveis de leitura aplicados aos alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental como também o nível e formação docente. A pesquisa revelou que não basta avaliar o nível de leitura dos alunos é preciso considerar a realidade das escolas brasileiras, as diferenças regionais, a cultura e o saber sistematizado.Downloads
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