Leitura e formação docente: implicações para a construção do aluno leitor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEspp154-171

Palavras-chave:

Avaliação. Leitura. Formação Docente

Resumo

 O texto apresenta os resultados oriundos de pesquisa que analisou as mudanças ocorridas para a construção do aluno leitor, no âmbito das políticas públicas, por meio dos programas de formação continuada de professores alfabetizadores. Trata-se de pesquisa documental realizada a partir de dados levantados nos documentos oficiais do PNAIC sobre a elaboração da matriz de referência, das escalas de leitura para mensurar os resultados alcançados. Contou com análises sobre o teste de leitura na ANA nas três edições, nos quatros níveis de leitura aplicados aos alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental como também o nível e formação docente. A pesquisa revelou que não basta avaliar o nível de leitura dos alunos é preciso considerar a realidade das escolas brasileiras, as diferenças regionais, a cultura e o saber sistematizado.

Biografia do Autor

Eliane Travensoli Parise Cruz, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Pssui graduação em Licenciatura em Letras/Português pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1994) e graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional- UNINTER (2018). Mestrado (1998) e Doutorado (2018) em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa- Programa de Pós Graduação em Educação. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Historia, Sociedade e Educação no Brasil. Professora de Língua Portuguesa QPM - SEED- PR. Técnica Pedagógica da disciplina de Língua Portuguesa no NRE de Ponta Grossa.

Vera Lucia Martiniak, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1993), graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1998), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2003), doutorado em Educação, na linha de concentração em História, Filosofia e Educação pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP. Atualmente é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG na linha de História e Políticas Educacionais e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas História Sociedade e Educação-HISTEDBR da Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP. Professora da pós-graduação na disciplina de Pedagogia Histórico-crítica, Fundamentos e Políticas Públicas. Coordenadora Adjunta do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva. 

Downloads

Publicado

10/12/2020

Como Citar

CRUZ, E. T. P.; MARTINIAK, V. L. Leitura e formação docente: implicações para a construção do aluno leitor. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. Esp, p. 154–171, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12nEspp154-171. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/9953. Acesso em: 2 fev. 2023.

Edição

Seção

Dossiê "Ensinar a ler e a escrever: múltiplos contextos e perspectivas"