A heterogeneidade de conhecimentos sobre o sistema de escrita alfabética: práticas de ensino e aprendizagens dos alunos
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEspp79-99Palavras-chave:
Alfabetização. Heterogeneidade. Aprendizagens.Resumo
A presente investigação analisou a progressão das aprendizagens do sistema de escrita alfabética de alunos do 2º ano do ciclo de alfabetização de uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Recife – PE, Brasil, e as práticas mobilizadas pela professora da turma no atendimento à heterogeneidade de conhecimentos sobre a escrita dos aprendizes. Como abordagem teórico-metodológica, adotamos a abordagem qualitativa de pesquisa. Os dados da investigação, tratados por meio da análise temática de conteúdo e obtidos por meio de observações em sala de aula e aplicação de atividades diagnósticas, evidenciaram uma atenção da professora aos diferentes conhecimentos de escrita dos aprendizes e uma progressão das aprendizagens de escrita da maioria dos alunos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Neste tipo de licença é permitido o download e compartilhamento dos conteúdos licenciados desde que sejam atribuídos os devidos créditos ao autor. Não podem ser feitas modificações e nem utilizar o conteúdo para fins comerciais.