A heterogeneidade de conhecimentos sobre o sistema de escrita alfabética: práticas de ensino e aprendizagens dos alunos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEspp79-99

Palavras-chave:

Alfabetização. Heterogeneidade. Aprendizagens.

Resumo

A presente investigação analisou a progressão das aprendizagens do sistema de escrita alfabética de alunos do 2º ano do ciclo de alfabetização de uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Recife – PE, Brasil, e as práticas mobilizadas pela professora da turma no atendimento à heterogeneidade de conhecimentos sobre a escrita dos aprendizes. Como abordagem teórico-metodológica, adotamos a abordagem qualitativa de pesquisa. Os dados da investigação, tratados por meio da análise temática de conteúdo e obtidos por meio de observações em sala de aula e aplicação de atividades diagnósticas, evidenciaram uma atenção da professora aos diferentes conhecimentos de escrita dos aprendizes e uma progressão das aprendizagens de escrita da maioria dos alunos.

Biografia do Autor

Nayanne Nayara Torres da Silva, Universidade de Pernambuco (UPE)

Graduada em Pedagogia (2011), Mestra em Educação Contemporânea (2014) pela Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste (UFPE-CAA), na linha de pesquisa "Formação de Professores e Processos de Ensino e Aprendizagem" e Doutora em Educação (2019), na linha de pesquisa "Educação e Linguagem" pela Universidade Federal de Pernambuco em cotutela com a Université Lumière Lyon 2, na França. Atualmente é professora assistente da Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina no curso de Pedagogia.

Eliana Borges Correia de Albuquerque, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (1989), mestrado em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Pernambuco.

Downloads

Publicado

10/12/2020

Como Citar

TORRES DA SILVA, N. N.; ALBUQUERQUE, E. B. C. de. A heterogeneidade de conhecimentos sobre o sistema de escrita alfabética: práticas de ensino e aprendizagens dos alunos. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. Esp, p. 79–99, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12nEspp79-99. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/9971. Acesso em: 19 out. 2021.

Edição

Seção

Dossiê "Ensinar a ler e a escrever: múltiplos contextos e perspectivas"