MORFOLOGIA NA ESCOLA, CONSTRUINDO PONTES PARA UNIVERSIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Antonio Bernardo Nascimento Vieira
UFAL - Universidade Federal de Alagoas
Carlos Vinícius Barbosa de Farias Pinto
UFAL - Universidade Federal de Alagoas
David Lisboa Silva
UFAL - Universidade Federal de Alagoas
Nickolas Gabriel de Albuquerque Jatobá
UFAL - Universidade Federal de Alagoas
Shirlayne Lays Lins da Silva
UFAL - Universidade Federal de Alagoas
Jaiurte Gomes Martins Da Silva
UFAL
DOI: https://doi.org/10.28998/rexd.v23.19457
Palavras-chave: Extensão. Anatomia. Curricularização. Formação médica. Medicina.
Resumo
O projeto de extensão "Morfologia na Escola" teve como objetivo levar o ensino de morfologia humana para escolas públicas de Arapiraca-AL, aproximando o conhecimento acadêmico da realidade escolar. A iniciativa buscou despertar o interesse dos alunos pelas ciências biológicas e pela área da saúde, oferecendo uma abordagem prática e interativa por meio de bancadas temáticas com peças anatômicas e microscópios. As ações ocorreram em escolas públicas, envolvendo alunos do ensino médio e fundamental, além dos acadêmicos de medicina, que atuaram como facilitadores. Durante as atividades, os estudantes participaram de experimentos, como a visualização de células da mucosa oral ao microscópio, tornando o aprendizado mais dinâmico. Os resultados indicaram que a metodologia utilizada contribuiu para uma melhor assimilação dos conceitos anatômicos e despertou maior interesse dos alunos pelo ensino superior e pela área da saúde.
Downloads
Biografia do Autor
Antonio Bernardo Nascimento Vieira, UFAL - Universidade Federal de Alagoas
Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca, Alagoas, Brasil. Discente.
Carlos Vinícius Barbosa de Farias Pinto, UFAL - Universidade Federal de Alagoas
Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca, Alagoas, Brasil. Discente.
David Lisboa Silva, UFAL - Universidade Federal de Alagoas
Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca, Alagoas, Brasil. Discente.
Nickolas Gabriel de Albuquerque Jatobá, UFAL - Universidade Federal de Alagoas
Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca, Alagoas, Brasil. Discente.
Shirlayne Lays Lins da Silva, UFAL - Universidade Federal de Alagoas
Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca, Alagoas, Brasil. Discente.
Jaiurte Gomes Martins Da Silva, UFAL
Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca, Alagoas, Brasil. Docente. Doutor e Mestre em Biociência Animal pela Universidade Federal de Pernambuco (UFRPE)
Referências
SILVA, Ana Paula; TROMBETTA, Giovana Hamerski; TAMUJO, Augusto Camillo; XAVIER, Lauren Macedo; MAGALHÃES, Cleidilene Ramos. Desafios dos professores de ciências e biologia no ensino dos conteúdos teóricos e práticos de anatomia humana nas escolas da rede pública de porto alegre. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 22, n. 1, 2022. DOI: https://doi.org/10.25110/educere.v22i1.2022.8833
CAVALCANTI, Renan; MARIA, Larissa; LIMA, Maria; et al. O Ensino de Anatomia Humana em Escolas Públicas de Sergipe como Projeto de Extensão Universitária. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 7, p. 45974–45986, 2020. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-284
LIMA, T. N. et al. Contribuições da extensão universitária para inclusão científica e cultural de escolares da região de Aquidauana-MS. Revista Panorâmica Online, v. 2, n. 1, 2023.
DIAS, A. C. M. F. et al. Extensão universitária: o impacto das ações extensionistas desenvolvidas pelo Projeto de Extensão Lampiar nas escolas públicas. Extensão em Debate, v. 1, n. 1, 2024.
SANTOS, J. H. de S., ROCHA, B. F., & PASSAGLIO, K. T. Extensão universitária e formação no ensino superior. Revista Brasileira de Extensão Universitária, 7(1), 23–28, 2016. DOI: https://doi.org/10.36661/2358-0399.2016v7i1.3087
KRÜGER, V. A. A., & HILGERT-MOREIRA, S. B. As contribuições das metodologias ativas no Ensino de Ciências para o processo de ensino e aprendizagem. Revista Educar Mais, 7, 723-738, 2023. DOI: https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3395
BRANDALISE, Eduardo. O papel da extensão universitária na redução das desigualdades: uma abordagem pedagógica no ensino de ciências em escolas públicas do DF: The role of university extension in the reduction of inequalities: a pedagogical approach in science teaching in public schools in DF. Participação, [S. l.], v. 21, n. 37, p. 41–56, 2022.
AGUIAR, Carla Carvalho de; ROCHA, Maria Beatriz da Silva; SOARES, Gabriel de Oliveira. Metodologias ativas e o ensino de ciências biológicas na educação básica: um mapeamento. Revista de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, v. 7, n. 15, 2021. DOI: https://doi.org/10.51359/2525-7668.2021.252826
SZNITOWSKI, A. M.; HENNIG, T. R.; BRITO, P. A.; PEREIRA, M. S. dos S.; GOTARDO, D. L. F.; SILVA, P. S. S. N. da; GONÇALVES, C. P. G.; BAGGENSTOSS, S. Contribuição da extensão universitária na formação discente. Revista Delos, [S. l.], v. 17, n. 60, p. e2280, 2024. DOI: https://doi.org/10.55905/rdelosv17.n60-083
MARTINS, Selma Pereira; BARRIOS, Maria Elba Medina. Transformando a educação matemática: o impacto das atividades lúdicas no engajamento e desempenho dos alunos. Humanidades & Tecnologia (FINOM), v. 48, p. 45-58, abr./jun. 2024.