MORFOLOGIA NA ESCOLA, CONSTRUINDO PONTES PARA UNIVERSIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Antonio Bernardo Nascimento Vieira UFAL - Universidade Federal de Alagoas
  • Carlos Vinícius Barbosa de Farias Pinto UFAL - Universidade Federal de Alagoas
  • David Lisboa Silva UFAL - Universidade Federal de Alagoas
  • Nickolas Gabriel de Albuquerque Jatobá UFAL - Universidade Federal de Alagoas
  • Shirlayne Lays Lins da Silva UFAL - Universidade Federal de Alagoas
  • Jaiurte Gomes Martins Da Silva UFAL

DOI:

https://doi.org/10.28998/rexd.v23.19457

Palavras-chave:

Extensão. Anatomia. Curricularização. Formação médica. Medicina.

Resumo

 O projeto de extensão "Morfologia na Escola" teve como objetivo levar o ensino de morfologia humana para escolas públicas de Arapiraca-AL, aproximando o conhecimento acadêmico da realidade escolar. A iniciativa buscou despertar o interesse dos alunos pelas ciências biológicas e pela área da saúde, oferecendo uma abordagem prática e interativa por meio de bancadas temáticas com peças anatômicas e microscópios. As ações ocorreram em escolas públicas, envolvendo alunos do ensino médio e fundamental, além dos acadêmicos de medicina, que atuaram como facilitadores. Durante as atividades, os estudantes participaram de experimentos, como a visualização de células da mucosa oral ao microscópio, tornando o aprendizado mais dinâmico. Os resultados indicaram que a metodologia utilizada contribuiu para uma melhor assimilação dos conceitos anatômicos e despertou maior interesse dos alunos pelo ensino superior e pela área da saúde. 

Downloads

Biografia do Autor

Antonio Bernardo Nascimento Vieira, UFAL - Universidade Federal de Alagoas

Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca, Alagoas, Brasil. Discente.

Carlos Vinícius Barbosa de Farias Pinto, UFAL - Universidade Federal de Alagoas

Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca, Alagoas, Brasil. Discente.

David Lisboa Silva, UFAL - Universidade Federal de Alagoas

Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca, Alagoas, Brasil. Discente.

Nickolas Gabriel de Albuquerque Jatobá, UFAL - Universidade Federal de Alagoas

Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca, Alagoas, Brasil. Discente.

Shirlayne Lays Lins da Silva, UFAL - Universidade Federal de Alagoas

Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca, Alagoas, Brasil. Discente.

Jaiurte Gomes Martins Da Silva, UFAL

Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca, Alagoas, Brasil. Docente. Doutor e Mestre em Biociência Animal pela Universidade Federal de Pernambuco (UFRPE)

Referências

SILVA, Ana Paula; TROMBETTA, Giovana Hamerski; TAMUJO, Augusto Camillo; XAVIER, Lauren Macedo; MAGALHÃES, Cleidilene Ramos. Desafios dos professores de ciências e biologia no ensino dos conteúdos teóricos e práticos de anatomia humana nas escolas da rede pública de porto alegre. EDUCERE - Revista da Educação da UNIPAR, [S. l.], v. 22, n. 1, 2022.

CAVALCANTI, Renan; MARIA, Larissa; LIMA, Maria; et al. O Ensino de Anatomia Humana em Escolas Públicas de Sergipe como Projeto de Extensão Universitária. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 7, p. 45974–45986, 2020.

LIMA, T. N. et al. Contribuições da extensão universitária para inclusão científica e cultural de escolares da região de Aquidauana-MS. Revista Panorâmica Online, v. 2, n. 1, 2023.

DIAS, A. C. M. F. et al. Extensão universitária: o impacto das ações extensionistas desenvolvidas pelo Projeto de Extensão Lampiar nas escolas públicas. Extensão em Debate, v. 1, n. 1, 2024.

SANTOS, J. H. de S., ROCHA, B. F., & PASSAGLIO, K. T. Extensão universitária e formação no ensino superior. Revista Brasileira de Extensão Universitária, 7(1), 23–28, 2016.

KRÜGER, V. A. A., & HILGERT-MOREIRA, S. B. As contribuições das metodologias ativas no Ensino de Ciências para o processo de ensino e aprendizagem. Revista Educar Mais, 7, 723-738, 2023.

BRANDALISE, Eduardo. O papel da extensão universitária na redução das desigualdades: uma abordagem pedagógica no ensino de ciências em escolas públicas do DF: The role of university extension in the reduction of inequalities: a pedagogical approach in science teaching in public schools in DF. Participação, [S. l.], v. 21, n. 37, p. 41–56, 2022.

AGUIAR, Carla Carvalho de; ROCHA, Maria Beatriz da Silva; SOARES, Gabriel de Oliveira. Metodologias ativas e o ensino de ciências biológicas na educação básica: um mapeamento. Revista de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, v. 7, n. 15, 2021.

SZNITOWSKI, A. M.; HENNIG, T. R.; BRITO, P. A.; PEREIRA, M. S. dos S.; GOTARDO, D. L. F.; SILVA, P. S. S. N. da; GONÇALVES, C. P. G.; BAGGENSTOSS, S. Contribuição da extensão universitária na formação discente. Revista Delos, [S. l.], v. 17, n. 60, p. e2280, 2024.

MARTINS, Selma Pereira; BARRIOS, Maria Elba Medina. Transformando a educação matemática: o impacto das atividades lúdicas no engajamento e desempenho dos alunos. Humanidades & Tecnologia (FINOM), v. 48, p. 45-58, abr./jun. 2024.

Publicado

03-06-2025

Como Citar

Vieira, A. B. N., Pinto, C. V. B. de F., Silva, D. L., Jatobá, N. G. de A., Silva, S. L. L. da, & Silva, J. G. M. D. (2025). MORFOLOGIA NA ESCOLA, CONSTRUINDO PONTES PARA UNIVERSIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 14(23). https://doi.org/10.28998/rexd.v23.19457

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.