Mapeamento de pesquisas e publicações acerca das políticas de valorização dos servidores técnicos e analistas universitários
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p495-510Palavras-chave:
Estado da arte, Políticas de valorização, Profissionais da educação.Resumo
O presente texto visa apresentar um mapeamento acerca das produções científicas sobre as políticas de valorização dos profissionais da educação, em especial aquelas que possuem como objeto de investigação os servidores técnicos e analistas universitários. Pretende-se estabelecer como recorte temporal o contexto da Nova Gestão Pública, cuja implantação se deu, com maior intensidade, a partir da Reforma do Aparelho de Estado em 1995, com o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso. Constitui-se, portanto, em um estudo bibliográfico do tipo estado da arte. Em última instância, o aprofundamento dos estudos permitirá compreender de forma mais alargada até que ponto o contexto político-econômico permeia a definição das políticas públicas voltadas para essa categoria de trabalhadores, assim como evidencia o papel dos movimentos sociais organizados para contrapor a agenda de desvalorização e de retirada de direitos que foram historicamente garantidos a custa de muitos embates.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Neste tipo de licença é permitido o download e compartilhamento dos conteúdos licenciados desde que sejam atribuídos os devidos créditos ao autor. Não podem ser feitas modificações e nem utilizar o conteúdo para fins comerciais.