Planejar e refletir o processo de ensino e aprendizagem: uma experiência com estagiários de Biologia
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEsp2p247-270Palavras-chave:
Formação de professores. Professor reflexivo. Estágio Supervisionado. Ensino de BiologiaResumo
Este artigo teve por objetivo analisar os elementos da prática docente destacados nas fichas de reflexões dos planejamentos de ensino de um grupo de acadêmicos da disciplina de Estágio Supervisionado em Biologia. A metodologia, de cunho qualitativo, consistiu na análise de conteúdo categorial de 72 fichas de reflexões sobre o planejamento das aulas que seriam ministradas pelos estagiários no decorrer da regência na disciplina de Biologia no Ensino Médio. Os resultados evidenciaram que os estagiários relataram elementos da prática docente relacionados a três grandes temáticas: Concepções prévias, Modalidades e estratégias didáticas e Avaliação. Conclui-se que ao descrever a ação docente planejada, pensando no que pretende, qual seu fundamento teórico, e o que modificaria, consiste numa primeira etapa de reflexão que deve ter continuidade durante e após a ação didática de forma a contribuir com a formação de um professor crítico-reflexivo, que constrói e reconstrói seus saberes.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Neste tipo de licença é permitido o download e compartilhamento dos conteúdos licenciados desde que sejam atribuídos os devidos créditos ao autor. Não podem ser feitas modificações e nem utilizar o conteúdo para fins comerciais.