Planejar e refletir o processo de ensino e aprendizagem: uma experiência com estagiários de Biologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEsp2p247-270

Palavras-chave:

Formação de professores. Professor reflexivo. Estágio Supervisionado. Ensino de Biologia

Resumo

Este artigo teve por objetivo analisar os elementos da prática docente destacados nas fichas de reflexões dos planejamentos de ensino de um grupo de acadêmicos da disciplina de Estágio Supervisionado em Biologia. A metodologia, de cunho qualitativo, consistiu na análise de conteúdo categorial de 72 fichas de reflexões sobre o planejamento das aulas que seriam ministradas pelos estagiários no decorrer da regência na disciplina de Biologia no Ensino Médio. Os resultados evidenciaram que os estagiários relataram elementos da prática docente relacionados a três grandes temáticas: Concepções prévias, Modalidades e estratégias didáticas e Avaliação. Conclui-se que ao descrever a ação docente planejada, pensando no que pretende, qual seu fundamento teórico, e o que modificaria, consiste numa primeira etapa de reflexão que deve ter continuidade durante e após a ação didática de forma a contribuir com a formação de um professor crítico-reflexivo, que constrói e reconstrói seus saberes.

Biografia do Autor

Eduarda Maria Schneider, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Licenciada em Ciências Biológicas, Mestre em Educação, Doutora em Educação para a Ciência e educação Matemática. Professora do magistério superior na UTFPR Campus Santa Helena.

Downloads

Publicado

30/12/2020

Como Citar

SCHNEIDER, E. M.; TOBALDINI DE LIMA, B. G.; FERRAZ, D. F.; OLIVEIRA, J. M. P. de. Planejar e refletir o processo de ensino e aprendizagem: uma experiência com estagiários de Biologia. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. Esp2, p. 247–270, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12nEsp2p247-270. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10219. Acesso em: 3 dez. 2021.

Edição

Seção

Artigos